Khalibras: Comunicação inclusiva através de uma aplicação Web
Resumo
No Brasil, é amplamente reconhecido que a comunidade surda, a qual utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras), enfrenta desafios na comunicação. A falta de intérpretes e a limitada fluência em Libras da população ouvinte, restringe a interação diária e favorece a precariedade em serviços essenciais, como na saúde e no atendimento. Nesse contexto, o presente projeto visa superar essas barreiras de comunicação entre pessoas surdas, dependentes de Libras, e não surdas por meio da aplicação web Khalibras. Essa proposta integra uma interface comunicativa e um modelo de Inteligência Artificial, que permite a tradução de textos escritos para Libras e oferece um chat interativo, contribuindo para a comunicação adequada desse público.
Referências
Baccega, M. A. (2010). Comunicação/educação: relações com o consumo. importância para a constituição da cidadania. Comunicação Mídia e Consumo, 7(19):49–65.
Degrande, D. H. S. (2020). Inclusão educacional de surdos e ações colaborativas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 7(2):49–62.
Ferreira, N. L. M. and dos Santos Brayner, I. C. (2021). O acesso da comunidade surda aos serviços de saúde: mãos que falam. Temas em Educação e Saúde, pages e021016–e021016.
Lopes, M. A. C. and Junior, J. T. (2021). A dificuldade de inclusão da pessoa com surdez no contexto escolar. Episteme Transversalis, 12(3).
Lopez, M. H., Griebeler, W. R., and Vergara, L. G. L. (2020). Barreiras de acessibilidade enfrentadas por pessoas surdas no setor de serviços: uma revisão integrativa da literatura. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, 10(17):165–191.
Loxe, E. G., de Macedo Bergamo, F. V., Fernandes, J. M., and da Silva, W. R. B. (2019). A inclusão do surdo no mercado de trabalho formal. Revista Formadores, 12(1):52–52.
Moreno, S. (2022). Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o ibge. url [link].
Nunes, A. L. P. and Macêdo, S. (2022). Atendimento à pessoa surda por profissionais de saúde em hospital universitário pernambucano. Revista do NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(1).
Rodríguez-Correa, P. A., Valencia-Arias, A., Patiño-Toro, O. N., Oblitas Díaz, Y., and Teodori De la Puente, R. (2023). Benefits and development of assistive technologies for deaf people’s communication: A systematic review. In Frontiers in Education, volume 8, page 1121597. Frontiers.