IHC desplugada e a sala de aula criativa

  • Milene Selbach Silveira PUCRS

Resumo


A busca pelo engajamento e protagonismo d o aluno, em prol do desenvolvimento das competências necessárias para sua atuação em um mercado em constante evolução, traz a discussão constante pela inovação em s ala de aula. Mais (ou menos) que inovação em sala de aula, este minicurso busca, por meio de atividades desplugadas, fomentar um maior envolvimento do aluno nas atividades de aula, com sua participação em práticas que promovem a colaboração e a criatividad e a criatividade.

Palavras-chave: Unplugged CS, sala de aula criativa, protagonismo do aluno

Referências

M.A. Amaral, S.A. Bim, C. Boscarioli e C. Maciel. 2015. Introducing Computer Science to Brazilian Girls in Elementary School Through HCI Concepts. Em: A. Marcus (eds) Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions. DUXU 2015. Lecture Notes in Computer Science, vol 9187. Springer, Cham, Suíça.

L. Bacich e J. Moran . 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teóric o prática. Penso , Porto Alegre , RS , Brasil.

T. Bell, I.H. Witten e M. Fellows. 1999. Computer Science Unplugged: Off-Line Activities and Games for All Ages (Original Book). http://csunplugged.org

T. Bell e J. Vahrenhold. 2018. CS Unplugged—How Is It Used, and Does It Work?. Em: HJ. Böckenhauer, D. Komm and W. Unger W. (eds) Adventures Between Lower Bounds and Higher Altitudes. Lecture Notes in Computer Science, vol 11011. Springer, Cham, Suíça.

F . Camargo e T. Daros . 2018. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso , Porto Alegre , RS , Brasil.

A . Filatro e C.C. Cavalcanti . 2018. Metodologias Inov ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação , São Paulo, SP, Brasil.

C. Maciel, S.A. Bim e C. Boscarioli. 2013. HCI with Chocolate: Introducing HCI Concepts to Brazilian Girls in Elementary School. In: Collazos C., Liborio A., Rusu C. (eds) Human Computer Interaction. CLIHC 2013. Lecture Notes in Computer Science, vol 8278. Springer, Cham, Suiça.

J. Mattar. 2017. Metodologias ativas: para educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional , São Paulo, SP, Br asil.

T. Pontual Falcão. 2018. Miniatividades sobre conceitos básicos de IHC: dinamizando aulas expositivas. Workshop sobre Educação em IHC, XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais – IHC 2018. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

UC Computer Science. Education Unplugged: The show. Part 6: HCI - The Stroop effect. https://www.youtube.com/watch?v=4iHPgk2u9_s
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA, Milene Selbach. IHC desplugada e a sala de aula criativa. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 9-10. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8376.