Desafio de Design Goople: Um Jogo de Cartas para Apoio ao Ensino do Design de Interação e Conceitos Básicos de Interação Humano-Computador

  • Ticianne Darin UFC
  • Felipe Rocha UFC
  • David Motta UFC
  • Paulo Vitor Angelo UFC

Resumo


Jogos tem sido ampla e efetivamente utilizados para o ensino de diversos conceitos da Computação, inclusive da Interação Humano-Computador (IHC). Nesse artigo, apresentamos a proposta do jogo de cartas “Desafio de Design Goople”, o qual tem por objetivo introduzir e despertar o interesse dos alunos pelos conceitos básicos essenciais da área da IHC, além de mostrar sua conexão com os conteúdos de Design de Interfaces e Comunicação Visual de forma pluridisciplinar, ajudando os alunos a construir os fundamentos que serão aprofundados e sedimentados no decorrer da disciplina. O jogo visa ainda levar os alunos a observar criticamente como as necessidades e objetivos dos usuários afetam as escolhas de design, requerendo decisões de design conscientes

Palavras-chave: Ensino de IHC, Jogo de cartas, Requisitos, Design de Interação

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Publicado
11/10/2019
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DARIN, Ticianne; ROCHA, Felipe; MOTTA, David; ANGELO, Paulo Vitor. Desafio de Design Goople: Um Jogo de Cartas para Apoio ao Ensino do Design de Interação e Conceitos Básicos de Interação Humano-Computador. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 100-105. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8408.