Desafio de Design Goople: Um Jogo de Cartas para Apoio ao Ensino do Design de Interação e Conceitos Básicos de Interação Humano-Computador

  • Ticianne Darin UFC
  • Felipe Rocha UFC
  • David Motta UFC
  • Paulo Vitor Angelo UFC

Resumo


Jogos tem sido ampla e efetivamente utilizados para o ensino de diversos conceitos da Computação, inclusive da Interação Humano-Computador (IHC). Nesse artigo, apresentamos a proposta do jogo de cartas “Desafio de Design Goople”, o qual tem por objetivo introduzir e despertar o interesse dos alunos pelos conceitos básicos essenciais da área da IHC, além de mostrar sua conexão com os conteúdos de Design de Interfaces e Comunicação Visual de forma pluridisciplinar, ajudando os alunos a construir os fundamentos que serão aprofundados e sedimentados no decorrer da disciplina. O jogo visa ainda levar os alunos a observar criticamente como as necessidades e objetivos dos usuários afetam as escolhas de design, requerendo decisões de design conscientes

Palavras-chave: Ensino de IHC, Jogo de cartas, Requisitos, Design de Interação

Referências

Editora Perspectiva S.A. 2000. Homo Ludens (4th ed.) São Paulo, Capítulo 1 e 12.

Battistella, P., & von Wangenheim, C. G. (2016). Games for teaching computing in higher education–a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education, 9(1), 8-30.

Leonardo Sommariva, Fabiane B. Vavassori Benitti, and Felipe Simoni Dalcin. 2011. UsabilityGame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade. In Proceedings of the 10th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems and the 5th Latin American Conference on HumanComputer Interaction (IHC+CLIHC '11). Brazilian Computer Society, Porto Alegre, Brazil, Brazil, 61-65.

Ferreira, B. M., Rivero, L., Lopes, A., Marques, A. B., & Conte, T. (2014). UsabiliCity: um jogo de apoio ao ensino de propriedades de usabilidade de software através de analogias. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 25, No. 1, p. 1273).

Monsalve, E., Werneck, V., Leite, J. C. S. P. (2010) “Simules-w: Um jogo para o ensino de engenharia de software”, In: III Fórum em Educação de Engenharia de Software (FEES), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Salvador, p. 17-26.

Kahwage, C., de França, E. , Nunes, R. , Carvalho, R., Souza, D. (2013) “Jogo Baralho das Variáveis”, In: XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2013).

Figueiredo, K., Ferreira, J., Murta, L., Clua, E. (2010) “Jogo de Estratégia de Gerência de Configuração”, In: III Fórum em Educação de Engenharia de Software (FEES), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Salvador.

Santos, J. C. O., & Figueiredo, K. S. (2016). Computasseia: Um Jogo para o Ensino de História da Computação. In 24º WEI-Workshop sobre Educação em Computação, XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre.

Bookman. 2013. Design de interação: Além da interação humanocomputador(3rd ed.). Porto Alegre.

Edições Loyola. 1998. Educação lúdica. São Paulo. Capítulo 1.

Leanpub. 2016. Actionable Gamification Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Capítulo 3.

Centauro. 2015. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel.

Cosac naify. 2008. Novos fundamentos do design. São Paulo.

Cosac naify. 2009. História do design. São Paulo.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DARIN, Ticianne; ROCHA, Felipe; MOTTA, David; ANGELO, Paulo Vitor. Desafio de Design Goople: Um Jogo de Cartas para Apoio ao Ensino do Design de Interação e Conceitos Básicos de Interação Humano-Computador. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 100-105. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8408.