Generalização de Mineração de Sequências Restritas no Espaço e no Tempo
Resumo
Padrões espaço-temporais trazem conhecimento de sequências de eventos, local e momento em que ocorrem. Encontrar tais padrões é uma tarefa complexa e de grande valor para diferentes domínios. No entanto, nem todos os padrões são frequentes em todo um conjunto de dados, ocorrendo com frequência em espaço e tempo restritos. Este trabalho formaliza a Mineração de Sequências Restritas no Espaço e no Tempo, sem o uso de limiares de restrição para tempo e espaço. Isso permite que diferentes tamanhos de sequências, intervalos de tempo e espaço tridimensional apresentem tais padrões. Traz também validação com uma implementação testada sobre um conjunto de dados sísmico real. Tendo como resultado uma análise de sensibilidade e avaliação do uso de recursos que indicam a validade e viabilidade da solução.
Referências
R. Campisano, H. Borges, F. Porto, F. Perosi, E. Pacitti, F. Masseglia, and E. Ogasawara (2018). Discovering tight space-time sequences. In Lecture Notes in Computer Science, volume 11031 LNCS, pages 247–257.
C. Flamand, M. Fabregue, S. Bringay, V. Ardillon, P. Quénel, J.C. Desenclos, and M. Teisseire (2014). Mining local climate data to assess spatiotemporal dengue fever epidemic patterns in French Guiana. Journal of the American Medical Informatics Association, 21(e2):e232–240.
Y. Huang, L. Zhang, and P. Zhang (2008). A framework for mining sequential patterns from spatio-temporal event data sets. IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, 20(4):433–448.
B. Koseoglu, E. Kaya, S. Balcisoy, and B. Bozkaya (2020). ST Sequence Miner: visualization and mining of spatio-temporal event sequences. Visual Computer, 36(10-12):2369–2381.
K. Li and Y. Fu (2014). Prediction of human activity by discovering temporal sequence patterns. IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence, 36(8):1644–1657.
B. Saleh and F. Masseglia (2008). Time aware mining of itemsets. In Proceedings of the International Workshop on Temporal Representation and Reasoning, pages 93–97.