Caracterização topológica de redes viárias por meio da análise de vetores de características e técnicas de agrupamento

Resumo


As redes complexas contribuem para a pesquisa computacional por sua capacidade de projetar sistemas modelados por vértices e arestas. Eles fornecem meios para descrever estruturas urbanas por meio das malhas viárias, expressando predicados que se referem ao fluxo e ao transporte em zonas urbanas. Este trabalho tem o objetivo de descrever as interações entre diferentes cidades usando seus vetores de características pela análise de informações viárias e das métricas inerentes aos seus elementos. Propõe-se uma análise baseada no uso de mapas digitais, pois permitem abordagens para modelagem de dados e extração de características que suportam atividades analíticas. Os resultados deste trabalho são baseados na análise de 645 cidades, que formam o estado brasileiro de São Paulo; tais resultados demonstram como características extraídas por métricas de grafos descrevem indicadores urbanos que estão enraizados na topologia da rede, e como podem revelar diferenças entre cidades distintas.

Palavras-chave: Vetor de características, agrupamento, redes viárias, mapas digitais

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Publicado
25/08/2018
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SPADON, Gabriel; SCABORA, Lucas C.; NESSO-JR, Marcos R.; TRAINA-JR, Caetano; RODRIGUES-JR, Jose F.. Caracterização topológica de redes viárias por meio da análise de vetores de características e técnicas de agrupamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 33. , 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 157-168. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2018.22227.