Mineração de Regras de Associação Multirrelação em Grafos: Direcionando o Processo de Busca
Resumo
A Web de Dados é hoje uma fonte altamente diversa e rica de informações. Um dos seus grandes desafios está na extração de informações úteis que levem ao conhecimento e avanço na área científica. Os algoritmos de mineração de dados auxiliam nesse processo de descoberta do conhecimento, baseando-se em diferentes estratégias de busca. Porém, em geral são custosos e produzem um grande volume de regras, dificultando a manipulação pelo usuário. Neste trabalho, apresentamos uma adaptação do algoritmo MRAR baseada no conceito de máscara de busca, com o objetivo de direcionar o processo de mineração, reduzindo o custo e encontrando regras úteis para o usuário.
Referências
Elseidy, M., Abdelhamid, E., and Skiadopoulos, S. (2014). GRAMI: Frequent Subgraph and Pattern Mining in a Single Large Graph. Proceedings of the VLDB Endowment, 7(7):517–528.
Goldschmidt, R., Bezerra, E., and Passos, E. (2015). Data mining: conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.
Hendrickx, T., Cule, B., Meysman, P., Naulaerts, S., Laukens, K., and Goethals, B. (2015). Mining Association Rules in Graphs Based on Frequent Cohesive Itemsets, pages 637–648. Springer International Publishing, Cham.
Ramezani, R. (2014). MRAR : Mining Multi-Relation Association Rules. Journal of Computing and Security, 1(2):133–158.