Treinamento Supervisionado para Previsão de Partidas de Futebol: Uma Abordagem usando Dados de Videogames

  • Bruno Guilherme Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mário C. G. Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro H. F. Holanda Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Encontrar fontes de dados para aplicações de aprendizado de máquina e mineração de dados pode ser uma tarefa muito complicada em alguns casos. Além disso, em muitas aplicações, os dados podem ser bastante escassos. Por essa razão, buscamos uma maneira alternativa de obter dados e informações através da grande e vasta indústria dos jogos eletrônicos, indústria essa que tem conseguido coletar e construir dados tão verossímeis a ponto de poderem ser usados para resolver problemas do mundo real. Assim, este trabalho apresenta uma abordagem para prever os resultados de partidas de futebol utilizando para isso os dados do jogo FIFA.
Palavras-chave: Treinamento supervisionado, Previsão de resultados, Videogame

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Publicado
04/10/2016
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GOMES, Bruno Guilherme; MOREIRA, Mário C. G.; HOLANDA, Pedro H. F.. Treinamento Supervisionado para Previsão de Partidas de Futebol: Uma Abordagem usando Dados de Videogames. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 31. , 2016, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 253-258. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2016.24337.