Impacto da COVID-19 na Formação de Estudantes de Pós-Graduação no Brasil: Uma Análise a Partir de Dados da Plataforma Lattes do CNPq

  • Pedro L. C. Mucci Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Alberto H. F. Laender Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo


A pandemia da COVID-19 teve um impacto social e econômico global, inclusive no desenvolvimento de pesquisas científicas, devido às medidas de distanciamento social e da redução de recursos financeiros. Usando dados da Plataforma Lattes, este trabalho compara a produção acadêmica de pós-graduandos brasileiros antes, durante e após a pandemia, analisando a diminuição expressiva nas conclusões de mestrados e doutorados. Os resultados ressaltam a extensão do impacto nas trajetórias acadêmicas, inclusive indicando o diferencial de impacto em áreas específicas do conhecimento.
Palavras-chave: COVID-19, Formação Acadêmica, Pós-Graduação no Brasil, Plataforma Lattes, CNPq

Referências

Cota, J. M. M. C., Laender, A. H. F., and Prates, R. O. (2021). Science tree: a platform for exploring the Brazilian academic genealogy. Journal of the Brazilian Computer Society, 27(1).

Dias, P. M., Dias, T. M. R., and Moita, G. F. (2020). Evolução da Produção Científica em Periódicos de Acesso Aberto no Brasil: Uma Análise Temporal. Ciência da Informação, 48(3).

Dores, W. J. (2017). Um Estudo Sobre a Genealogia Acadêmica Brasileira. Master’s thesis, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Emanuel, E. J., Persad, G., Upshur, R., Thome, B., Parker, M., Glickman, A., Zhang, C., Boyle, C., Smith, M., and Phillips, J. P. (2020). Fair allocation of scarce medical resources in the time of covid-19. New England Journal of Medicine, 382(21):2049–2055.

Pimentel, D. E. (2022). Impacto da Pandemia da COVID-19 na Produção Científica de Pesquisadores de um Programa de Pós-graduação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

Rangel, É. B., Roza, B. d. A., Schirmer, J., Castro, M. d., and Boin, I. (2021). Impacto da COVID-19 na produção científica: um alerta para a disparidade de gêneros. Brazilian Journal of Transplantation, 24(3):59–61.

Riccaboni, M. and Verginer, L. (2022). The impact of the COVID-19 pandemic on scientific research in the life sciences. PloS one, 17(2):e0263001.

Sohrabi, C., Alsafi, Z., O’Neill, N., Khan, M., Kerwan, A., Al-Jabir, A., Iosifidis, C., and Agha, R. (2020). World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International Journal of Surgery, 76:71–76.

Sohrabi, C., Mathew, G., Franchi, T., Kerwan, A., Griffin, M., Del Mundo, J. S. C., Ali, S. A., Agha, M., and Agha, R. (2021). Impact of the coronavirus (COVID-19) pandemic on scientific research and implications for clinical academic training – a review. International Journal of Surgery, 86:57–63.
Publicado
14/10/2024
MUCCI, Pedro L. C.; LAENDER, Alberto H. F.. Impacto da COVID-19 na Formação de Estudantes de Pós-Graduação no Brasil: Uma Análise a Partir de Dados da Plataforma Lattes do CNPq. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 39. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 778-784. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2024.243154.