Physio Games - Ambiente de Integração de Jogos Sérios para Reabilitação Física de Amputados

  • Douglas Aquino T. Mendes UNIPAMPA
  • Érico M. Hoff do Amaral UNIPAMPA
  • Julio Saraçol D. Júnior UNIPAMPA

Resumo


As sessões de fisioterapia podem ser desmotivantes para os pacientes que sofreram amputação. Este trabalho visa aprimorar o sistema Tennis Physio, contemplando uma maior variação de jogos sérios que auxiliam na reabilitação fornecendo dados sobre o paciente tornando a avaliação menos subjetiva, e conduzindo o paciente ao estado de Flow com objetivo de melhorar os resultados das sessões. Para isso, foi desenvolvido um ambiente de simulação onde o paciente pode executar diferentes movimentos enquanto joga, as informações de movimento são capturadas por meio de um aplicativo mobile e enviadas a um nó sensor composto por um NodeMCU. Os dados capturados podem ser analisados posteriomente pelos fisioterapeutas por meio de um sistema de visualização. Alguns experimentos iniciais foram executados e a partir dos feedbacks, modificações foram propostas.

Referências

Akbulut, A., G. F. T. E. A. and Aydin, M. A. (2019). Immersive virtual reality games for rehabilitation of phantom limb pain. pages 1–4. Medical Technologies Congress (TIPTEKNO).

CARCI (2023). Como lidar com um paciente desmotivado na fisioterapia. page 1. CARCI BLOG OFICIAL.

Csikszentmihalyi, M. and Isabella Selega, C. (1988). Optimal experience: Pyschological studies of flow in consciousesness. United Kingdom: Cambridge University Press.

Gabrielli Gava FERREIRA, Leticia Alves de Souza FERREIRA, M. C. L. R. C. (2017). IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DE AMPUTAÇÃO DE MEMBROS NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMILÍA DO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO SUL-SP. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS.

Gleycykely dos Reis, Adroaldo José Casa Júnior, R. d. S. C. (2012). Perfil epidemiológico de amputados de membros superiores e inferiores atendidos em um centro de referência. In Revista eletrônica saúde e ciência.

Pinheiro, A. N. L., V. M. d. A. M. H. and Júnior, J. S. D. (2021). Tennisgame physio: Proposta de soluçao no apoio de sessoes de fisioterapia para amputados. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.

VERGOUWEN, J. M. e. a. (2020). Imotion rehab 3d ave v2: um novo vr-exergame para fisioterapia motora. In New Trends in Animation and Visualization. SBC. Anais Estendidos do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada.
Publicado
27/06/2023
MENDES, Douglas Aquino T.; AMARAL, Érico M. Hoff do; D. JÚNIOR, Julio Saraçol. Physio Games - Ambiente de Integração de Jogos Sérios para Reabilitação Física de Amputados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 503-508. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2023.229713.