Experiência de Uso da Arthron na Transmissão de Cirurgias em Tempo-Real para Telemedicina
Resumo
O uso de tecnologias da informação e comunicação no suporte à Telemedicina facilita a interação entre profissionais da saúde em localidades geograficamente distintas e produz um cenário colaborativo que viabiliza a troca de informações médicas. A transmissão de fluxos de mídia sobre redes de alta velocidade contribui para uma melhor didática no ensino à distância, e em Telemedicina permite visualização do cenário real de um caso clínico. O objetivo desse artigo é apresentar a Arthron 2.0, uma ferramenta distribuída de software para gerenciamento e transmissão segura de fluxos de vídeo no contexto de Telemedicina, apresentar seus componentes e principalmente as experiências do uso dessa ferramenta na transmissão de cirurgias em tempo real.
Referências
Bernardine, M., Oliveira, A. M. B., Oliveira, I. R. de. (2009) “Implantação do projeto nacional de telessáude utilizando redes tolerantes a atrasos e desconexões”, Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.
Melo, E. A., Pinto, A.A., Silva, J. C. F., Toscano, R. N., Tavares, T. A., Lemos, G. S. F. (2010) “ARTHRON 1.0: Uma Ferramenta para transmissão e gerenciamento remoto de fluxos de mídia”, Salão de Ferramentas do SBRC, Gramado.
Vieira, E. S. F., Ferreira, A. V. A., Silva, J. C. F., Passos, M. G., Melo, E. A. G., Tavares, T. A., Motta, G. H. M. B. Lemos, G. S. F. (2011) “Estratégia de Segurança para Transmissão de Fluxos de Mídia em Alta Definição”, Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia.
Silva, J. C. F. , Passos, M., Tavares, T. A., Lemos, G. S. F. (2011) “STYLO: Um Framework Voltado para o Desenvolvimento de Aplicações Baseadas em Vídeo Digital”, Workshop de Teses e Dissertações do Webmedia, Florianópolis.
Iperf. Disponível em [link]. Consultado em [28 de fevereiro de 2012].
Vlc media player 1.1.9. Disponível em [link]. Consultado em [01 de março de 2012].
TandBerg. Disponível em [link]. Consultado em [3 de março de 2012].
DVGrab. Disponível em [link]. Consultado em [4 de março de 2012].