MoveBoost: Um modelo para estímulo ao desenvolvimento do controle motor em crianças através de gamificação em ambientes escolares

  • Maithe M. Mello Unisinos
  • Eduardo L. Scheffler Feevale
  • Débora N. F. Barbosa Feevale
  • Jorge L. V. Barbosa Unisinos

Resumo


O desenvolvimento motor é fundamental para o crescimento infantil, mas sua estimulação em escolas costuma ser limitada. O MoveBoost complementa um jogo para estímulo ao controle motor de crianças chamado GameMove, utilizando gamificação e exergames para promover habilidades motoras como equilíbrio e coordenação. A aplicação incorpora ranqueamento, conquistas, recompensas e objetivos para engajar as crianças de forma lúdica. Além disso, analisa dados das ações dos usuários e propõe desafios personalizados para estimular o progresso. Uma avaliação de usabilidade foi conduzida através do modelo TAM, envolvendo os especialistas do GameMove, e indicou altos índices de facilidade de uso (92%) e utilidade percebida (88%).

Referências

Cerqueira, B. B., Barbosa, D. N. F., Mossmann, J. B., de Oliveira Cardoso, C., and Barbosa, J. L. V. (2022). Inhibitory control stimulation in elementary school children through digital games: A systematic mapping study. Applied Neuropsychology: Child, 11(3):541–552.

Costa, A. C. d. S. and Marchiori, P. Z. (2015). Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 6(2):44–65.

Cvetković, B., Janko, V., Gradišek, A., Luštrek, M., Kajtna, T., and Štrumbelj, B. (2016). Mobile application to stimulate physical activity in schoolchildren. In 2016 12th International Conference on Intelligent Environments (IE), pages 206–209. IEEE.

Dapp, L. C., Gashaj, V., and Roebers, C. M. (2021). Physical activity and motor skills in children: A differentiated approach. Psychology of Sport and Exercise, 54:101916.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3):319–340.

Elliott, K., Norman, J., Wardle, K., Budgen, P., Callahan, H., Camilleri, M., Romeo, A., Trinh, K., Okely, A., and Kariippanon, K. E. (2023). Feasibility, acceptability and potential efficacy of a virtual physical activity program in primary and secondary schools in new south wales, australia: A quasi-experimental study. Health Promotion Journal of Australia, 34(1):70–84.

Gao, Z., Zeng, N., Pope, Z. C., Wang, R., and Yu, F. (2019). Effects of exergaming on motor skill competence, perceived competence, and physical activity in preschool children. Journal of Sport and Health Science, 8:106–113.

Julien, C., Castelli, D., Bray, D., Lee, S., Burson, S., and Jung, Y. (2021). Project smart: A cooperative educational game to increase physical activity in elementary schools. Smart Health, 19:100163.

Lau, P. W.-C., Wang, G., and Wang, J.-J. (2020). Effectiveness of active video game usage on body composition, physical activity level and motor proficiency in children with intellectual disability. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, 33(6):1465–1477.

Marangunić, N. and Granić, A. (2014). Technology acceptance model: a literature review from 1986 to 2013. Universal Access in the Information Society, 14:1–15.

Moron, V. B., Barbosa, D. N. F., Sanfelice, G. R., Barbosa, J. L. V., Leithardt, D. R. F., and Leithardt, V. R. Q. (2022). Executive functions, motor development, and digital games applied to elementary school children: A systematic mapping study. Education Sciences, 12(3).

Palmer, K. K., Miller, A. L., Meehan, S. K., and Robinson, L. E. (2020). The motor skills at playtime intervention improves children’s locomotor skills: A feasibility study. Child: Care, Health and Development, 46(5):599–606.

Schneider, G. T., Berlese, D., and Barbosa, D. N. F. (2023). O uso dos jogos digitais ativos para o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar. Revista e-Curriculum, 21:1–1.

Triatmaja, Y. K., Aryotejo, G., Nugraheni, D. M. K., and Noranita, B. (2022). Gamification in e-learning for playgroup. In 2022 6th International Conference on Informatics and Computational Sciences (ICICoS), pages 146–151.

Wang, Y., Bian, Y., Song, Y., Huang, R., Gai, W., Liu, J., Yang, C., and Meng, X. (2020). Exer-learning: A new genre combines learning, exercise and fun for children. Procedia Computer Science, 174:735–745. 2019 International Conference on Identification, Information and Knowledge in the Internet of Things.
Publicado
09/06/2025
MELLO, Maithe M.; SCHEFFLER, Eduardo L.; BARBOSA, Débora N. F.; BARBOSA, Jorge L. V.. MoveBoost: Um modelo para estímulo ao desenvolvimento do controle motor em crianças através de gamificação em ambientes escolares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 25. , 2025, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 80-91. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2025.6937.