Uma Abordagem Baseada em Percepção Visual para Apoiar à Aprendizagem de Citologia Cervical

  • Breno N. S. Keller UFOP
  • Mariana T. Rezende UFOP
  • Renata R. e R. Oliveira UFOP
  • Cristina R. P. Costa UFOP
  • Claudia M. Carneiro UFOP
  • Andrea G. Campos UFOP

Resumo


O surgimento de novos hardwares e softwares permitiu o aprimoramento de atividades em diferentes contextos por meio da inclusão de recursos tecnológicos para apoiar à execução dessas atividades. Um contexto que se beneficia dessa melhoria é a educação, pois o uso desses recursos permite explorar diferentes estratégias para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Essa incorporação de tecnologia em atividades regulares também se alinham a expectativa dos usuários, os quais esperam que os recursos tecnológicos sejam integrados ao seu cotidiano. Este trabalho apresenta uma abordagem computacional para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdo baseado na percepção visual em citologia. Para atingir esse objetivo, projetamos um framework e implementamos uma prova de conceito para avaliar e construir o banco de dados necessário para atividades no contexto da citologia. Foi realizada uma análise do sistema com usuários especialistas na área. Os resultados coletados demonstram que o modelo de interação desenvolvido foi capaz de representar o ambiente real de uso e expor os alunos a situações rotineiras e incomuns. A avaliação realizada coletou informações e indicações de como a ferramenta pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Referências

Ayhan, A. B., Mutlu, B., Aki, E., and Aral, N. (2015). A study of conceptual development and visual perception in six-year-old children. Perceptual and motor skills, 121(3):832–839.

Bahia, N. S., da Silva, W. R., Vianna, J. B., Rodrigues, H. G., Silva, M. T. B., and Bacchi, R. R. (2019). O uso das tdic’s como estratégia para aprendizagem em morfologia microscópica. Informática na Educação: teoria & prática, 22(2).

Chen, L.-S., Lay, Y.-J., Yang, C.-C., and Chang, S.-H. (2015). A virtual microscope system for histology learning in education. In 2015 8th International Conference on Ubi-Media Computing (UMEDIA), pages 355–359. IEEE.

Dankbaar, M. E. and de Jong, P. G. (2014). Technology for learning: how it has changed education. Perspectives on medical education, 3:257–259.

Dargham, J., Saeed, D., and Mcheick, H. (2012). E-learning at school level: Challenges and benefits.

de Melo, C. A. and de Sousa, M. S. (2021). Tecnologia educacional como estratégia integrativa de complementação na formação de estudantes e profissionais da área da saúde: Revisão integrativa. Research, Society and Development, 10(10):e87101018796–e87101018796.

Guiter, G. E., Sapia, S., Wright, A. I., Hutchins, G. G., and Arayssi, T. (2021). Development of a remote online collaborative medical school pathology curriculum with clinical correlations, across several international sites, through the covid-19 pandemic. Medical Science Educator, 31:549–556.

Guze, P. A. (2015). Using technology to meet the challenges of medical education. Transactions of the American clinical and climatological association, 126:260.

Hanna, M. G., Reuter, V. E., Ardon, O., Kim, D., Sirintrapun, S. J., Schüffler, P. J., Busam, K. J., Sauter, J. L., Brogi, E., Tan, L. K., et al. (2020). Validation of a digital pathology system including remote review during the covid-19 pandemic. Modern Pathology, 33(11):2115–2127.

Hussin, A. A. (2018). Education 4.0 made simple: Ideas for teaching. International Journal of Education and Literacy Studies, 6(3):92–98.

Keller, B., Guimarães, T., Malaquias, P. I., Ferreira, G., Resende, M., Carneiro, C., and Bianchi, A. (2021). Citofocus: Uma plataforma para colaboração e aprendizado em citopatologia. In Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, pages 404–409, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Kellman, P. J. and Krasne, S. (2018). Accelerating expertise: Perceptual and adaptive learning technology in medical learning. Medical Teacher, 40(8):797–802.

Maley, M. A., Harvey, J. R., Boer, W. B. d., Scott, N. W., and Arena, G. E. (2008). Addressing current problems in teaching pathology to medical students: blended learning. Medical teacher, 30(1):e1–e9.

Manou, E., Lazari, E.-C., Lazaris, A. C., Agrogiannis, G., Kavantzas, N. G., and Thomopoulou, G.-E. (2022). Evaluating e-learning in the pathology course during the covid-19 pandemic. Advances in Medical Education and Practice, pages 285–300.

Marris, J., Perfors, A., Mitchell, D., Wang, W., McCusker, M. W., Lovell, T. J. H., Gibson, R. N., Gaillard, F., and Howe, P. D. (2021). How effective is perceptual training? evaluating two perceptual training methods on a difficult visual categorisation task. In Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, volume 43.

Rezende, M. T., Silva, R., Bernardo, F. d. O., Tobias, A. H., Oliveira, P. H., Machado, T. M., Costa, C. S., Medeiros, F. N., Ushizima, D. M., Carneiro, C. M., et al. (2021). Cric searchable image database as a public platform for conventional pap smear cytology data. Scientific data, 8(1):151.

Sasaki, Y., Nanez, J. E., and Watanabe, T. (2010). Advances in visual perceptual learning and plasticity. Nature Reviews Neuroscience, 11(1):53–60.

Thakkar, S. R. and Joshi, H. D. (2015). E-learning systems: a review. In 2015 IEEE seventh international conference on Technology for education (T4E), pages 37–40. IEEE.

Wiecha, J., Heyden, R., Sternthal, E., Merialdi, M., et al. (2010). Learning in a virtual world: experience with using second life for medical education. Journal of medical Internet research, 12(1):e1337.
Publicado
09/06/2025
KELLER, Breno N. S.; REZENDE, Mariana T.; OLIVEIRA, Renata R. e R.; COSTA, Cristina R. P.; CARNEIRO, Claudia M.; CAMPOS, Andrea G.. Uma Abordagem Baseada em Percepção Visual para Apoiar à Aprendizagem de Citologia Cervical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 25. , 2025, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 828-837. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2025.7817.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)