Desenvolvimento e avaliação de um agente conversacional para candidatos à doação de sangue

  • Mateus K. Roman UPF
  • Ericles A. Bellei UPF
  • Daiana Biduski UPF
  • Cristiane S. R. Araújo UPF
  • Ana Carolina de Marchi UPF

Resumo


A captação de doadores de sangue é um ato importante nos serviços de hemoterapia e hemocentros. Entretanto, o desconhecimento sobre o processo de doação ainda é uma barreira. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um agente conversacional na plataforma Google Assistente para responder perguntas e explicar o processo de doação a potenciais doadores. Foi conduzida uma avaliação de experiência do usuário com 50 participantes que interagiram com o agente. Os resultados revelaram níveis positivos para a experiência de uso, sugerindo o potencial do agente conversacional como um ferramenta de disseminação de informação.

Referências

Biduski, D., Bellei, E., Rodriguez, J., Zaina, L., and De Marchi, A. (2020). Assessing long-term user experience on a mobile health application through an in-app embedded conversation-based questionnaire. Comput Human Behav, 104:106169.

Brislin, M. R. A., Mayan, J. A., Canessane, R. A., and Hamlin, M. R. A. (2017). Blood donation and life saver app. In 2017 2nd International Conference on Communication and Electronics Systems (ICCES), pages 446–451. IEEE.

Canadian Blood Services (2017). Canadian blood services launches new tool to engage young donors. Disponível em https://bit.ly/2OehRTF . Accesso em 23 dez 2019.

Carlesso, L., dos Santos, C. F., de Fátima da Silva Guimar˜aes, R., da Silva, S. L., Viero, V., Vieira, S. V., and Girardon-Perlini, N. M. O. (2017). Estratégias implementadas em hemocentros para aumento da doação de sangue. Rev Bras Prom Saúde, 30:213–220.

Dutta, L., Maji, G., Ghosh, P., and Sen, S. (2018). An integrated blood donation campaign management system. In Adv Intell Syst Comput, pages 133–143. Springer.

Google (2019). Dialogflow, build natural and rich conversational experiences. Disponível em: https://dialogflow.com. Acesso em 12 nov 2019.

Laranjo, L., Dunn, A. G., Tong, H. L., Kocaballi, A. B., Chen, J., Bashir, R., Surian, D., Gallego, B., Magrabi, F., Lau, A. Y. S., and Coiera, E. (2018). Conversational agents in healthcare: a systematic review. J Am Med Inform Assoc, 25(9):1248–1258.

Laugwitz, B., Held, T., and Schrepp, M. (2008). Construction and evaluation of a user experience questionnaire. In Lect Notes Comput Sci, pages 63–76. Springer.

Mayroth, N. (2017). Meet the chatbot that helps you donate blood - The Hindu. Disponível em https://bit.ly/38W8O1J . Accesso em 23 dez 2019.

Ministério da Saude (2018). Ministério da saúde reforça campanha para incentivar doação de sangue. Disponível em http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44728-saude-reforca-campanha-para-incentivar-doacao-de-sangue . Accesso em 23 dez 2019.

Paul, A. (2017). Donor Finder – A Messenger bot allows people to request blood donation from nearby donors. Disponível em https://bit.ly/2RLRff6 . Accesso em 23 dez 2019.

Rodrigues, R. S. M. and Reibnitz, K. S. (2011). Estratégias de captação de doadores de sangue: uma revis˜ao integrativa da literatura. Texto & Contexto - Enfermagem, 20(2).

Roman, M. K., Bellei, E., Biduski, D., Pasqualotti, A., De Araujo, C., and De Marchi, A. (2020). “Hey assistant, how can I become a donor?” The case of a conversational agent designed to engage people in blood donation. J Biomed Inform, 107:103461.

Schrepp, M., Hinderks, A., and Thomaschewski, J. (2014). Applying the user experience questionnaire (UEQ) in different evaluation scenarios. In Design, User Experience, and Usability, pages 383–392. Springer International Publishing.
Publicado
15/09/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ROMAN, Mateus K.; BELLEI, Ericles A.; BIDUSKI, Daiana; ARAÚJO, Cristiane S. R.; DE MARCHI, Ana Carolina. Desenvolvimento e avaliação de um agente conversacional para candidatos à doação de sangue. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 20. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 111-116. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2020.11567.