Promoting Female Representation in Software Engineering through Python Communities: An Educational Experience Report

  • Sabrina da S. Frazão IFAM
  • Arlana B. da Silva IFAM
  • Júlia D. Giroldo IFAM
  • José E. B. de S. Linhares IFAM
  • Lia Alessandra da S. Martins IFAM
  • David Washington F. Lima IFAM
  • Fabiann Matthaus D. Barbosa IFAM

Abstract


Este artigo apresenta um relato de experiência educacional realizado em um curso de Engenharia de Software por meio do Movimento Ponto Python. A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão de estudantes do sexo feminino em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no fortalecimento da representação feminina na área de computação. Estruturado em etapas planejadas e orientado por metodologias ativas, o projeto envolveu ações práticas em comunidades técnicas, produção científica e participação em eventos. A análise qualitativa dos resultados foi conduzida com base em três dimensões: percepção de aprendizagem, motivação e valor percebido da aprendizagem, destacando impactos positivos no desenvolvimento acadêmico, técnico e pessoal das participantes. O trabalho enfatiza práticas replicáveis para a promoção da equidade de gênero na tecnologia, contribuindo para ambientes mais inclusivos no contexto da Educação em Engenharia de Software.
Keywords: Linguagem de Programação Python, Metodologias Ágeis, Mulheres na Computação

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Published
2025-09-22
FRAZÃO, Sabrina da S.; SILVA, Arlana B. da; GIROLDO, Júlia D.; LINHARES, José E. B. de S.; MARTINS, Lia Alessandra da S.; LIMA, David Washington F.; BARBOSA, Fabiann Matthaus D.. Promoting Female Representation in Software Engineering through Python Communities: An Educational Experience Report. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE ENGINEERING (SBES), 39. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 482-491. ISSN 2833-0633. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2025.10717.