Promoting Female Representation in Software Engineering through Python Communities: An Educational Experience Report
Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência educacional realizado em um curso de Engenharia de Software por meio do Movimento Ponto Python. A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão de estudantes do sexo feminino em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no fortalecimento da representação feminina na área de computação. Estruturado em etapas planejadas e orientado por metodologias ativas, o projeto envolveu ações práticas em comunidades técnicas, produção científica e participação em eventos. A análise qualitativa dos resultados foi conduzida com base em três dimensões: percepção de aprendizagem, motivação e valor percebido da aprendizagem, destacando impactos positivos no desenvolvimento acadêmico, técnico e pessoal das participantes. O trabalho enfatiza práticas replicáveis para a promoção da equidade de gênero na tecnologia, contribuindo para ambientes mais inclusivos no contexto da Educação em Engenharia de Software.
Keywords:
Linguagem de Programação Python, Metodologias Ágeis, Mulheres na Computação
References
Luana Aguiar, Fabiann Barbosa, Sara Teodoro, Vitória Silva, and Matheus Lima. 2024. Promovendo a Inclusão e Permanência Feminina nos Cursos de Computação Através do Ensino de Robótica: Um Relato de Experiência. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (Rio de Janeiro/RJ). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 122–132. DOI: 10.5753/wie.2024.242373
Lawrence Bardin. 1977. Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa.
Virginia Braun and Victoria Clarke. 2006. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology 3, 2 (2006), 77–101.
CNN Brasil. 2023. Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
Isabel Simões Dias. 2010. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional 14 (2010), 73–78.
Programa Meninas Digitais. 2024. Sobre o Programa Meninas Digitais. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
Exame. 2015. 10 comunidades e iniciativas para mulheres que programam. [link]. Acesso em: 02 de março de 2025.
Tamara Franz-Odendaal and Sally Marchand. 2022. Girls Get WISE—A programming model for engaging girls in STEM. Frontiers in Psychology 13 (12 2022). DOI: 10.3389/fpsyg.2022.924943
Tanara Lauschner, Rosiane de Freitas, Fabíola Nakamura, and Ludymila Lobo. 2016. Cunhantã Digital: programa de incentivo à participação de mulheres da região amazônica na Computação e áreas afins. In Anais do X Women in Information Technology (Porto Alegre). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 20–24. DOI: 10.5753/wit.2016.9693
Giovana Lucca, Juliany Raiol, Nicoli Araújo, Rafaela Sousa, and Elloá Guedes. 2019. PyLadies Manaus: Experiências no Empoderamento Feminino na Comunidade Python. In Anais do XIII Women in Information Technology (Belém). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 154–158. DOI: 10.5753/wit.2019.6728
Andreia Marini, Heloise Tives, Isa Muler, and Gricel Oliveira. 2023. Promovendo a Participação Feminina em STEM na Educação Básica: Projeto Meninas!. In Anais do XVII Women in Information Technology (João Pessoa/PB). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 272–281. DOI: 10.5753/wit.2023.230598
Alessandra Pimentel. 2007. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. 159–168 pages.
RF Pontes and Selma Garrido Pimenta. 2019. A pedagogia crítica de Paulo Freire: elementos para uma proposta no campo da didática. Revista Chilena de Pedagogía 1, 1 (2019), 1–15.
Alan Ricardo dos Santos. 2016. Um método de aprendizagem baseada em desafios: um estudo de caso em ambientes de desenvolvimento de aplicativos. (2016).
Rui Sintra. 2021. “Pyladies” - Comunidade incentiva mulheres e meninas a mergulharem na área de programação. [link]. Acesso em: 02 de março de 2025.
Denise Alves Soares Veridiano. 2018. APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA. Anais CIET: Horizonte (2018).
Lawrence Bardin. 1977. Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa.
Virginia Braun and Victoria Clarke. 2006. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology 3, 2 (2006), 77–101.
CNN Brasil. 2023. Mulheres na tecnologia: cenário, desafios e nomes que marcaram a história. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
Isabel Simões Dias. 2010. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional 14 (2010), 73–78.
Programa Meninas Digitais. 2024. Sobre o Programa Meninas Digitais. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
Exame. 2015. 10 comunidades e iniciativas para mulheres que programam. [link]. Acesso em: 02 de março de 2025.
Tamara Franz-Odendaal and Sally Marchand. 2022. Girls Get WISE—A programming model for engaging girls in STEM. Frontiers in Psychology 13 (12 2022). DOI: 10.3389/fpsyg.2022.924943
Tanara Lauschner, Rosiane de Freitas, Fabíola Nakamura, and Ludymila Lobo. 2016. Cunhantã Digital: programa de incentivo à participação de mulheres da região amazônica na Computação e áreas afins. In Anais do X Women in Information Technology (Porto Alegre). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 20–24. DOI: 10.5753/wit.2016.9693
Giovana Lucca, Juliany Raiol, Nicoli Araújo, Rafaela Sousa, and Elloá Guedes. 2019. PyLadies Manaus: Experiências no Empoderamento Feminino na Comunidade Python. In Anais do XIII Women in Information Technology (Belém). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 154–158. DOI: 10.5753/wit.2019.6728
Andreia Marini, Heloise Tives, Isa Muler, and Gricel Oliveira. 2023. Promovendo a Participação Feminina em STEM na Educação Básica: Projeto Meninas!. In Anais do XVII Women in Information Technology (João Pessoa/PB). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 272–281. DOI: 10.5753/wit.2023.230598
Alessandra Pimentel. 2007. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. 159–168 pages.
RF Pontes and Selma Garrido Pimenta. 2019. A pedagogia crítica de Paulo Freire: elementos para uma proposta no campo da didática. Revista Chilena de Pedagogía 1, 1 (2019), 1–15.
Alan Ricardo dos Santos. 2016. Um método de aprendizagem baseada em desafios: um estudo de caso em ambientes de desenvolvimento de aplicativos. (2016).
Rui Sintra. 2021. “Pyladies” - Comunidade incentiva mulheres e meninas a mergulharem na área de programação. [link]. Acesso em: 02 de março de 2025.
Denise Alves Soares Veridiano. 2018. APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA. Anais CIET: Horizonte (2018).
Published
2025-09-22
How to Cite
FRAZÃO, Sabrina da S.; SILVA, Arlana B. da; GIROLDO, Júlia D.; LINHARES, José E. B. de S.; MARTINS, Lia Alessandra da S.; LIMA, David Washington F.; BARBOSA, Fabiann Matthaus D..
Promoting Female Representation in Software Engineering through Python Communities: An Educational Experience Report. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE ENGINEERING (SBES), 39. , 2025, Recife/PE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 482-491.
ISSN 2833-0633.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2025.10717.
