O uso da espacialidade e mecânica na construção de narrativas: A narrativa ambiental do jogo Bloodborne em contraposição à narrativa fílmica

  • Matheus Leite Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosilane Ribeiro da Mota Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Este artigo observa o principal modo como as narrativas se apresentam nos jogos AAA. Nota-se que dentro desta classificação de jogos, muitos apresentam um caráter narrativo importante, mesmo que as histórias estejam fundamentadas em linguagens de outras mídias como o cinema. Grande parte dos jogos AAA narrativos estruturam suas histórias por meio de cinemáticas, onde dissonâncias temáticas e estruturais podem ser causadas. Diante dos conceitos de narrativa estabelecidos por Bordwell, e do entendimento sobre a espacialidade e mecânica como elementos fundamentais para a interatividade nos videogames, este artigo verifica como o jogo AAA Bloodborne apresenta sua narrativa ambiental, com a finalidade de demonstrar métodos pelos quais jogos podem estruturar suas narrativas a partir de linguagens particulares desta mídia.

Palavras-chave: narrativa, mecânica, espacialidade, Bloodborne

Referências

E. Aarseth, Allegories of Space: The Question of Spatiality in Computer Games, University of Jyvaaskyla, Department of Arts and Culture Studies, Collection, 1998.

D. Bordwell, Poetics of Cinema. Routledge, Taylor & Francis Ltd, 2007.

M. Brown. How Level Design Can Tell a Story | Game Maker’s Toolkit. (11 de mar. de 2020). Acessado: 10 set. 2020. [Online Video]. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=RwlnCn2EB9o.

S. Egenfeldt-Nielsen, J. H. Smith, S. P. Tosca, Understanding Video games: The Essential Introduction. Routledge, Taylor & Francis e-Library, 2009.

C. Fabricatore, “Gameplay and Game Mechanics: A Key to Quality in Videogames”, em ENLACES (MINEDUC Chile)-OECD Expert Meeting on Videogames and Education, 2007.

T. Friedman, Civilization and Its Discontents: Simulation, Subjectivity, and Space, em Discovering discs: Transforming Space and Genre on CD-ROM, G. NYUP, 1999.

C. Hocking. “Ludonarrative Dissonance in Bioshock.” Click Nothing. https://clicknothing.typepad.com/click_nothing/2007/10/ludonarrative-d.html. (Acessado: 06 set. 2020).

M. Jahn, “Narratology 2.3: A Guide to the Theory of Narrative”, English Department, University of Cologne. http://www.uni-koeln.de/~ame02/pppn.pdf.

H. Jenkins, “Game Design as Narrative Architecture”, em N. Wardrip-Fruin and P. Harrigan (eds.). First Person: New Media as Story, Performance, Game, Cambridge, MIT Press, 2004.

Joint Development Project by BANDAI NAMCO Entertainment Inc. and FromSoftware, Inc. Press Release, DARK SOULS series exceeds 27 million sales.” From Software. [link]. (Acessado: 22 ago. 2020).

T. Lee, “Designing game narrative.” Hitbox Team. http://hitboxteam.com/designing-game-narrative. (Acessado: 06 set. 2020).

G. A. Martins, Estudo de caso – uma estratégia de pesquisa, Atlas, 2006.

M. Martin, A Linguagem Cinematográfica, editora brasiliense, 2009.

J. H. Murray, Hamlet on the Holodeck : The Future of Narrative in Cyberspace - Updated ed, Cambridge, MA, USA, MIT Press Ltd, 2017.

S. Natividad. “10 Breathtaking Hollywood Celebrities In Video Games.” Screen Rant: https://screenrant.com/breathtaking-hollywood-celebrities-video-games/ (Acessado: 08 set. 2020).

A. Palumbo. “Hidetaka Miyazaki Says Bloodborne Is Still His Favorite Game, Explains Its Influences.” Wccftech. [link]. (Acessado: 24 set. 2020).

R. Rouse III, Game Design: Theory & Practice, Wordware Publishing, 2004.

K. Salen, E. Zimmerman, Rules of Play: Game Design Fundamentals, MA, USA, MIT Press, 2003.

A. D. Salvador, Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, Sulina, 1986.

J. Schell, The Art of Game Design a Book of Lenses, Second Edition, AK Peters, 2008.

M. Sicart, “Defining Game Mechanics”, Game Studies, Vol. 8, no. 2, Dez. 2008. [Online]. Disponível: http://gamestudies.org/0802/articles/sicart

M. Silva. “Inside the Mind of Bloodborne and Dark Souls’ Creator - IGN First.” IGN. [link]. (Acessado: 26 set. 2020).

E. Skolnick, Video Game Storytelling: What Every Developer Needs to Know about Narrative Techniques, New York, Watson-Guptill Publications, 2014.

C. Solarski, Interactive Stories and Video Game Art: A Storytelling Framework for Game Design, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2017.

G. Tavinor, The Art of Videogames, John Wiley & Sons, 2009

T. Wijman. “The Global Games Market Will Generate $152.1 Billion in 2019 as the U.S. Overtakes China as the Biggest Market.” Newzoo. [link]. (Acessado: 16 ago. 2020).
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Matheus Leite; DA MOTA, Rosilane Ribeiro. O uso da espacialidade e mecânica na construção de narrativas: A narrativa ambiental do jogo Bloodborne em contraposição à narrativa fílmica. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 162-171. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19636.