Professores do ensino fundamental brasileiro: contexto social em que estão inseridos e a relação com jogos educacionais

  • Joana Gabriela Ribeiro de Souza UFMG
  • Raquel Oliveira Prates UFMG

Resumo


Jogos como recurso didático vêm sendo cada vez mais utilizados na sala de aula e trazem benefícios como engajamento e motivação. Com o intuito de desenvolver tecnologias que facilitem criar e customizar jogos educacionais digitais, esta pesquisa teve como objetivo entender o contexto de professores do ensino fundamental, bem como seus conhecimentos sobre tecnologias e uso de jogos nas aulas. Os resultados indicam que a maioria deles usam jogos educativos físicos, evitam usar recursos digitais por falta de internet e de computadores nas escolas. Eles gostariam de criar seus próprios jogos educacionais digitais, mas não têm conhecimentos técnicos para isso, viram o ensino remoto como um período muito difícil em que tiveram que usar muitos recursos inéditos.

Palavras-chave: Jogos Educacionais, Ensino Fundamental, Professores, Brasil

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Publicado
24/10/2022
SOUZA, Joana Gabriela Ribeiro de; PRATES, Raquel Oliveira. Professores do ensino fundamental brasileiro: contexto social em que estão inseridos e a relação com jogos educacionais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 846-855. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226050.