Jogo Tenso: Crunch no Desenvolvimento Independente de Games

  • Daniel Teixeira Prieto Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Nesteriuk Gallo Universidade Anhembi Morumbi

Resumo


A indústria dos games tem reportado problemas em relação a períodos de grandes demandas e pressões conhecidos como “crunch time” ou apenas “crunch”. Este artigo investiga, a partir da revisão de literatura, o fenômeno do crunch time na produção independente de jogos digitais. São apresentados os principais fatores que influenciam esse comportamento e exemplos de seu impacto na vida pessoal e na saúde mental dos desenvolvedores. Foi observado que o crunch persiste mesmo no caso de desenvolvedores “solitários”, estando intrinsecamente relacionado à própria cultura do desenvolvimento de jogos. Esperamos, assim, lançar luz neste problema e, dessa forma, aumentar a conscientização a respeito das condições de trabalho na indústria de games.

Palavras-chave: Crunch time, Games Independentes, Indie Games, Indústria de Games

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Publicado
24/10/2022
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PRIETO, Daniel Teixeira; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Jogo Tenso: Crunch no Desenvolvimento Independente de Games. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1207-1211. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.223945.