Produção de um jogo educacional digital sobre pensamento computacional para alunos do ensino médio
Resumo
Introdução: O pensamento computacional é uma habilidade essencial na educação atual. Para abordá-lo de forma lúdica, foi desenvolvido o jogo Fuga de Marte, que introduz conceitos do pensamento computacional por meio de desafios interativos voltados a estudantes do ensino médio. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento e a avaliação do jogo Fuga de Marte, que utiliza narrativa inspirada em RPG e mecânicas de comandos lógicos para desenvolver noções básicas do pensamento computacional. Metodologia ou Etapas:O desenvolvimento seguiu um modelo estruturado, incluindo concepção inicial, análise de jogos similares, prototipagem, testes e publicação na Google Play Store. A avaliação foi realizada com base no modelo MEEGA+, por meio de questionário Likert aplicado a 28 alunos do ensino médio do IF Baiano. Resultados: O jogo foi bem aceito, com médias altas em Usabilidade/Estética (4,43), Confiança (4,25), Satisfação (4,28) e Diversão (4,20). Os dados indicam bom potencial pedagógico e sugerem melhorias nas mecânicas e na ludicidade.
Referências
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