Produção de um jogo educacional digital sobre pensamento computacional para alunos do ensino médio

  • Guilherme Teles Ribeiro IF Baiano
  • Joaquim Francisco Melo Lucio dos Santos IF Baiano
  • Diego Pereira Soares de Paulo IF Baiano
  • Mário da Silva Ferreira Júnior IF Baiano
  • Wilton Nascimento da Silva IF Baiano
  • Raniel César F. C. Carmo IF Baiano
  • Jesse Nery Filho IF Baiano

Resumo


Introdução: O pensamento computacional é uma habilidade essencial na educação atual. Para abordá-lo de forma lúdica, foi desenvolvido o jogo Fuga de Marte, que introduz conceitos do pensamento computacional por meio de desafios interativos voltados a estudantes do ensino médio. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento e a avaliação do jogo Fuga de Marte, que utiliza narrativa inspirada em RPG e mecânicas de comandos lógicos para desenvolver noções básicas do pensamento computacional. Metodologia ou Etapas:O desenvolvimento seguiu um modelo estruturado, incluindo concepção inicial, análise de jogos similares, prototipagem, testes e publicação na Google Play Store. A avaliação foi realizada com base no modelo MEEGA+, por meio de questionário Likert aplicado a 28 alunos do ensino médio do IF Baiano. Resultados: O jogo foi bem aceito, com médias altas em Usabilidade/Estética (4,43), Confiança (4,25), Satisfação (4,28) e Diversão (4,20). Os dados indicam bom potencial pedagógico e sugerem melhorias nas mecânicas e na ludicidade.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Jogos Educacionais, Aprendizagem Lúdica, Jogo Digital, Algoritmos

Referências

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Prensky, M. (2012) Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução: Eric Yamagute. São Paulo: Senac.
Publicado
30/09/2025
RIBEIRO, Guilherme Teles; SANTOS, Joaquim Francisco Melo Lucio dos; PAULO, Diego Pereira Soares de; FERREIRA JÚNIOR, Mário da Silva; SILVA, Wilton Nascimento da; CARMO, Raniel César F. C.; NERY FILHO, Jesse. Produção de um jogo educacional digital sobre pensamento computacional para alunos do ensino médio. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 450-455. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14813.