TriMElo: Uma Proposta de Modelo para Avaliação Multi-Habilidades

  • Fabiana Zaffalon Ferreira Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0001-8777-9560
  • André Prisco Vargas Universidade Federal do Rio Grande
  • Ricardo Lemos de Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Jean Luca Bez Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Neilor Tonin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rafael Penna Santos FURG
  • Silvia Silva da Costa Botelho Universidade Federal do Rio Grande (FURG) https://orcid.org/0000-0002-8857-0221

Resumo


Os métodos de avaliação que mais se destacam são aqueles que apresentam um panorama preciso da evolução das múltiplas habilidades dos estudantes. Dessa forma, apresentamos o modelo TriMElo que tem por objetivo estimar simultaneamente a habilidade geral e as sub-habilidades dos estudantes de acordo com as habilidades envolvidas nos problemas. O modelo se preocupa em verificar quais são as sub-habilidades determinantes para o erro ou acerto da questão para que suas atualizações ocorram de forma distintas. Para validar o modelo utilizamos uma base de dados da plataforma URI Online Judge. Os resultados empíricos apontam que o modelo TriMElo atualiza as sub-habilidades de forma mais suave, conforme resposta errada ou correta.
Palavras-chave: Habilidades, Elo, TRI, TriMelo

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Publicado
24/11/2020
FERREIRA, Fabiana Zaffalon; VARGAS, André Prisco; SOUZA, Ricardo Lemos de; BEZ, Jean Luca; TONIN, Neilor; SANTOS, Rafael Penna; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. TriMElo: Uma Proposta de Modelo para Avaliação Multi-Habilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 102-111. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.102.