Recursos Educacionais Abertos: Uma Análise dos Objetivos de Aprendizagem Referenciados pela Taxonomia Digital de Bloom

Resumo


Este artigo apresenta uma análise dos metadados educacionais relacionados aos objetivos de aprendizagem empregados nos Objetos Educacionais e em atividades dos professores no PhET Colorado. Temos como questionamento principal, como os professores têm se apropriado dos objetos educacionais disponíveis no PhET para a construção de atividades. Para tanto, a pesquisa se apoia nos princípios cognitivos da taxonomia digital de Bloom e suas adaptações para classificar os objetivos de aprendizagem. Como resultado verificamos que os professores aplicam de modo mais diversificado os objetivos de aprendizagem na construção de suas atividades, e exploram de modo mais harmônico os seis níveis da taxonomia.
Palavras-chave: objetos educacionais, domínio cognitivo, objetos de aprendizagem, repositório

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Publicado
24/11/2020
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ORTIZ, José Oxlei de Souza; KWECKO, Viviani; TOLÊDO, Fernando; DEVINCENZI, Sam; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Recursos Educacionais Abertos: Uma Análise dos Objetivos de Aprendizagem Referenciados pela Taxonomia Digital de Bloom. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 122-131. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.122.