Sala de Estudos Aumentada: Suporte Computacional para o Desenvolvimento Técnico e Perceptivo da Performance Musical

  • Aluizio B. Oliveira Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maurício Alves Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de aplicação de ferramentas computacionais para análise acústica de conteúdo sonoro musical no processo ensino-aprendizagem, como suporte para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical. A metodologia foi testada a partir de uma pesquisa realizada durante dois semestres com uma turma de estudantes de bacharelado em clarineta. Descrevemos a implementação de uma sala de estudos aumentada como ferramenta auxiliar no ensino musical de nı́vel superior.
Palavras-chave: Sala de Estudos Aumentada, Performance Musical, Aprendizagem Musical

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Publicado
24/11/2020
OLIVEIRA NETO, Aluizio B.; LOUREIRO, Maurício Alves. Sala de Estudos Aumentada: Suporte Computacional para o Desenvolvimento Técnico e Perceptivo da Performance Musical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 162-171. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.162.