Metodologias Ativas como forma de reduzir os desafios do ensino em Engenharia de Software: diagnóstico de um survey

Resumo


Um dos grandes desafios do ensino da Engenharia de Software (ES) nas Instituições de Ensino Superior (IES) é adaptar modelos de ensino que possam atender às demandas de um mercado dinâmico e atribuam competências aos discentes através de situações práticas. Metodologias Ativas (MAs) têm sido utilizadas no processo do ensino da ES como forma de promover uma formação inovadora, humanística, crítica e reflexiva. Assim, este artigo diagnosticou como as MAs estão sendo aplicadas no ensino da ES em IES do Brasil. Para isso, um survey foi aplicado com 60 docentes das 5 regiões do país. Fatores e habilidades necessárias para o uso de MAs foram identificados. Além disso, categorizou-se um conjunto com lições aprendidas e desafios enfrentados.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Ensino-Aprendizagem, Metodologias Ativas, Survey

Referências

ACM/IEEE (2014). Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in software engineering.


Ardis, M., Budgen, D., Hislop, G. W., Offutt, J., Sebern, M., and Visser, W. (2015). Se 2014: Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in software engineering. Computer, (11):106–109.


Bacich, L. and Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.


Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.


Cunha, J. A. O., Marques, G. A., Lemos, W. L., Câmara Jr, U. D., and Vasconcellos, F. J. (2018). Software engineering education in brazil: a mapping study. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 348–356.


Diesel, A., Baldez, A. L. S., and Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1):268–288.


Ferreira, T., Viana, D., Fernandes, J., and Santos, R. (2018). Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 230–239.


Kitchenham, B., Budgen, D., Brereton, P., and Woodall, P. (2005). An investigation of software engineering curricula.Journal of Systems and Software, 74(3):325–335.


Kitchenham, B. A. and Pfleeger, S. L. (2008). Personal opinion surveys. In Guide to advanced empirical software engineering, pages 63–92. Springer.


Lima, J. V., Júnior, M. d. M. A., Moya, A., Almeida, R., Anjos, P., Lencastre, M., Fagundes, R. A. d. A. F., and Alencar, F. (2019). As metodologias ativas e o ensino em engenharia de software: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, page 1014.


Mourão, A. (2017). Uma proposta da eficiência do uso da metodologia ativa baseada em problemas, utilizando dojo de programação, aplicada na disciplina de lógica de programação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 667.


Nulty, D. D. (2008). The adequacy of response rates to online and paper surveys: what can be done? Assessment & evaluation in higher education, 33(3):301–314.


Pressman, R. and Maxim, B. (2016). Engenharia de Software-8a Edição. McGraw Hill Brasil.


Souza, M. and França, C. (2020). O que explica o sucesso de jogos no ensino de engenharia de software? uma teoria de motivação. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 260–269. SBC.


Souza, M., Moreira, R., and Figueiredo, E. (2019). Students perception on the use of project-based learning in software engineering education. In Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 537–546.


Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA LIMA, José Vinícius; DUARTE SILVA, Cleverton Anderson ; RIBEIRO DE ALENCAR, Fernanda Maria; SANTOS, Wylliams Barbosa. Metodologias Ativas como forma de reduzir os desafios do ensino em Engenharia de Software: diagnóstico de um survey. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 172-181. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.172.