Metodologias Ativas como forma de reduzir os desafios do ensino em Engenharia de Software: diagnóstico de um survey
Resumo
Um dos grandes desafios do ensino da Engenharia de Software (ES) nas Instituições de Ensino Superior (IES) é adaptar modelos de ensino que possam atender às demandas de um mercado dinâmico e atribuam competências aos discentes através de situações práticas. Metodologias Ativas (MAs) têm sido utilizadas no processo do ensino da ES como forma de promover uma formação inovadora, humanística, crítica e reflexiva. Assim, este artigo diagnosticou como as MAs estão sendo aplicadas no ensino da ES em IES do Brasil. Para isso, um survey foi aplicado com 60 docentes das 5 regiões do país. Fatores e habilidades necessárias para o uso de MAs foram identificados. Além disso, categorizou-se um conjunto com lições aprendidas e desafios enfrentados.
Palavras-chave:
Engenharia de Software, Ensino-Aprendizagem, Metodologias Ativas, Survey
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
VIEIRA LIMA, José Vinícius; DUARTE SILVA, Cleverton Anderson ; RIBEIRO DE ALENCAR, Fernanda Maria; SANTOS, Wylliams Barbosa.
Metodologias Ativas como forma de reduzir os desafios do ensino em Engenharia de Software: diagnóstico de um survey. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 172-181.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.172.