Uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância

Resumo


Este trabalho propõe uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância. Ela é apoiada nos conceitos de construção do conhecimento, cooperação, metacognição e propicia, de uma forma sistemática, situações de desequilíbrio e reconstruções que exigem dos alunos interação em rede, atitudes ativas e reflexivas. Para as suas características específicas, foi definido o ambiente computacional. Apresenta-se também um experimento, realizado a partir de um protótipo, com resultados promissores, evidenciando a importância da abordagem proposta.
Palavras-chave: arquitetura pedagógica, construção de conhecimento, cooperação, inteligência artificial, ensino a distância

Referências

Alves, L. (2011) Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Educação a Distância. v.10, n.7.


Aragon, R. (2016) Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública, 25(59/1), 261-275.


Baeza-Yates, R. e Ribeiro-Neto, B. (2011) Modern Information Retrieval. Addison-Wesley, Wokingham, UK, 1999. Second edition published in 2011.


Barros, E. e Menezes, C. (2016) EsCola Ambiente Educacional para Escrita Colaborativa. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Carvalho, M. J. S., Nevado, R. A. e Menezes, C. S. (2005) Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Carvalho, M. J. S., Nevado, R. A. e Menezes, C. S. (2007) Aprendizagem em Rede na Educação a Distância – estudos e recursos para formação de professores. Lens – Porto Alegre/RS.


Castro, A. e Menezes, C. S. (2011) “Aprendizagem colaborativa com suporte computacional”. In Pimentel M. e Fuks H. Sistemas Colaborativos, 135-153. Elsevier-Campus-SBC.


Christensen, C. M. e Eyring, H. J. (2014) A universidade inovadora: mudando o DNA do ensino superior de fora para dentro. Porto Alegre: Bookman.


Collazos, C. A. et al. (2007) Evaluating collaborative learning processes using system-based measurement. In: Educational Technology & Society, 10(3):257–274.


Ellis, C. A., Gibbs, S. J., and Rein, G. L. (1991). Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, 34(1):39–58.


Fiusa, P. J. e Mocelin, R. R. (2017) “Arquiteturas Pedagógicas: revisão de conceitos e suas aplicações na educação brasileira”. In: Proceedings of XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Fortaleza, Brasil.


Malhotra, N. (2001) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.


Nevado, R. A., Menezes, C. S. e Vieira Júnior, R. R. M. (2011) Debate de Teses – Uma Arquitetura Pedagógica. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Parrat-Dayan, S. e Tryphon, A. (org). (1998) Jean Piaget: sobre a Pedagogia - Textos inéditos. Coleção Psicologia e Educação. Casa do Psicólogo.


Pedró, F. et al. (2019) “Artificial intelligence in education: challenges and opportunities for sustainable development.”. UNESCO Working Papers on Education Policy, n. 5.


Piaget, J. (1985) O Possível e o Necessário: evolução dos possíveis na criança. v. 1 Artes Médicas. Porto Alegre.


Pimentel, M. e Fuks, H. (2011) Sistemas Colaborativos, Elsevier-Campus-SBC.


Reichheld, F. (2006) A pergunta definitiva, Editora Campus.


Russel, S. e Norvig, P. (1995) Artificial Intelligence-A Modern Approach, Prentice Hall, New Jersey, USA.


Scardamalia, M. e Bereiter, C. (2006). Knowledge building: Theory, pedagogy, and technology. In K. Sawyer (Ed.), Cambridge Handbook of the Learning Sciences (pp. 97-18). New York: Cambridge University Press.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BIANCARDI, Cristiano; MENEZES, Crediné Silva; VILHAGRA, Leonardo Teixeira de Freitas Ribeiro. Uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 262-271. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.262.