Uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância
Resumo
Este trabalho propõe uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância. Ela é apoiada nos conceitos de construção do conhecimento, cooperação, metacognição e propicia, de uma forma sistemática, situações de desequilíbrio e reconstruções que exigem dos alunos interação em rede, atitudes ativas e reflexivas. Para as suas características específicas, foi definido o ambiente computacional. Apresenta-se também um experimento, realizado a partir de um protótipo, com resultados promissores, evidenciando a importância da abordagem proposta.
Palavras-chave:
arquitetura pedagógica, construção de conhecimento, cooperação, inteligência artificial, ensino a distância
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
BIANCARDI, Cristiano; MENEZES, Crediné Silva; VILHAGRA, Leonardo Teixeira de Freitas Ribeiro.
Uma Arquitetura Pedagógica para Construção Cooperativa de Resenhas Reflexivas no Contexto de Ensino a Distância. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 262-271.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.262.