Professora Vitória: um Chatbot para o ensino da Leitura

  • Daniel Brito Bulhões Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Luciana Pereira Assis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Adriana Nascimento Bodolay UFVJM
  • Alessandro Vivas Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Cristiano Grijó Pitangui Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo


Chatbot é um agente de conversação digital que tem a capacidade de simular um diálogo com uma pessoa em linguagem natural. Essa capacidade o torna ideal para a aplicação da Leitura Protocolada, que consiste na realização de perguntas sobre um texto para avaliar a compreensão do que foi lido e estimular o leitor a produzir inferências e fazer previsões sobre o que poderá vir em seguida. A proposta deste artigo é mostrar a implementação de um chatbot que aplique a técnica da Leitura Protocolada em um texto sem a presença de um professor. Considerando que os chatbots estão presentes nas mais diversas áreas, a pesquisa poderá contribuir na discussão do uso chatbots aplicados à educação, especialmente no estímulo à leitura, como ferramenta de apoio pedagógico.
Palavras-chave: Leitura, Inferência, Chatbot

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Publicado
24/11/2020
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BULHÕES, Daniel Brito; ASSIS, Luciana Pereira; BODOLAY, Adriana Nascimento; ANDRADE, Alessandro Vivas; PITANGUI, Cristiano Grijó. Professora Vitória: um Chatbot para o ensino da Leitura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 451-460. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.451.