Identificação de Intervenções Tutoriais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
O objetivo desde trabalho é apresentar quais intervenções tutoriais, a partir da classificação do tipo de erro cometido pelo aprendiz, mais contribuíram para uma solução correta dos exercícios. Para isso, um experimento utilizando o jogo de frações matemáticas foi realizado em um ambiente real. No jogo foi implementado um modelo de intervenção tutorial que além da indicação da intervenção com base no erro, realiza a inferência das emoções do aprendiz permitindo acompanhar suas mudanças de estados afetivos. Nesse contexto, os resultados indicam que as intervenções do tipo Dicas/Informação transmitida e o tipo Feedback/Explicativo e Meta ou de objetivo foram os que mais auxiliaram os aprendizes a responder corretamente as operações.
Palavras-chave:
Intervenção Tutorial, Estados Afetivos, Sistemas Tutores Inteligentes
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
ASCARI, Soelaine Rodrigues; GOTTARDO, Ernani; PIMENTEL, Andrey Ricardo.
Identificação de Intervenções Tutoriais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 842-851.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.842.