Identificação de Intervenções Tutoriais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • Soelaine Rodrigues Ascari UFPR
  • Ernani Gottardo IFRS Campus Erechim
  • Andrey Ricardo Pimentel UFPR

Resumo


O objetivo desde trabalho é apresentar quais intervenções tutoriais, a partir da classificação do tipo de erro cometido pelo aprendiz, mais contribuíram para uma solução correta dos exercícios. Para isso, um experimento utilizando o jogo de frações matemáticas foi realizado em um ambiente real. No jogo foi implementado um modelo de intervenção tutorial que além da indicação da intervenção com base no erro, realiza a inferência das emoções do aprendiz permitindo acompanhar suas mudanças de estados afetivos. Nesse contexto, os resultados indicam que as intervenções do tipo Dicas/Informação transmitida e o tipo Feedback/Explicativo e Meta ou de objetivo foram os que mais auxiliaram os aprendizes a responder corretamente as operações.
Palavras-chave: Intervenção Tutorial, Estados Afetivos, Sistemas Tutores Inteligentes

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Publicado
24/11/2020
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ASCARI, Soelaine Rodrigues; GOTTARDO, Ernani; PIMENTEL, Andrey Ricardo. Identificação de Intervenções Tutoriais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 842-851. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.842.