Recomendação Personalizada de Conteúdo Instrucional Complementar usando Repositório de Objetos de Aprendizagem e Recursos da Web

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de recomendação personalizada de Objetos de Aprendizagem (OA) na forma de conteúdo complementar (ou material adicional) a uma aula. Considerando que os repositórios educacionais são mais restritos que o conteúdo existente na Web, este trabalho também investiga a extensão de materiais, utilizando Wikipedia e Youtube para oferecer melhor suporte ao processo de aprendizagem do estudante. A proposta utiliza Filtragem Baseada em Conteúdo (FBC), levando em consideração preferências do estudante e metadados de uma aula. Os resultados apontam que o suporte de conteúdos externos gera melhor adaptatividade e diversificação no conteúdo instrucional entregue ao estudante.
Palavras-chave: Recomendação de Objetos de Aprendizagem, Filtragem Baseada em Conteúdo, Conteúdo Educacional Complementar, Recursos Educacionais da Web

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Publicado
24/11/2020
PEREIRA JÚNIOR, Cleon; ARAÚJO, Rafael D.; DORÇA, Fabiano A.. Recomendação Personalizada de Conteúdo Instrucional Complementar usando Repositório de Objetos de Aprendizagem e Recursos da Web. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1293-1302. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1293.