A influência da diversidade de gênero e da sociabilidade no desempenho acadêmico de equipes de estudantes de graduação em Computação - uma análise preliminar

Resumo


Para que equipes de alunos funcionem da maneira mais eficaz é importante que elas sejam as mais diversas possíveis de acordo com a metodologia Aprendizagem baseada em Times (TBL). Com esta prerrogativa, este estudo visa o entendimento da relação entre o desempenho acadêmico e o contexto da diversidade de gênero e sociabilidade, em equipes de uma disciplina de Banco de Dados em cursos de graduação em Computação. Dados de conexões sociais, gênero, formação de equipes e desempenho foram agregados para a realização das análises. Os resultados preliminares sugerem que equipes mais diversas tendem a ter desempenho melhor. Em termos de sociabilidade, identificamos que as equipes com mais amigos entre si e os formados por indivíduos mais sociáveis tendem a ter melhor desempenho.
Palavras-chave: Diversidade de Gênero, Sociabilidade, Desempenho Acadêmico, Computação

Referências

Botella, C., Rueda, S., López-Iñesta, E., and Marzal, P. (2019). Gender diversity in stemdisciplines: A multiple factor problem.Entropy, 21(1):30.


Castilho, D., de Melo, P. V., Quercia, D., and Benevenuto, F. (2014). Working withfriends: Unveiling working affinity features from facebook data. InICWSM 2014.


Curşeu, P. L., Chappin, M. M. H., and Jansen, R. J. G. (2018). Gender diversity andmotivation in collaborative learning groups: the mediating role of group discussion quality. Social Psychology of Education, 21(2):289–302.


Friend, J. (2006). Research on same-gender grouping in eighth grade science classrooms. RMLE Online, 30(4):1–15.


Gašević, D., Zouaq, A., and Janzen, R. (2013). "choose your classmates, your gpa is at stake!": The association of cross-class social ties and academic performance. American Behavioral Scientist, 57(10):1460–1479.


Gomes Jr, L. (2019). In-class social networks and academic performance: how good connections can improve grades. In Anais Principais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, pages 25–36. SBC.


Hart, L. C. (2016). When "separate" may be better: Exploring single-sex learning as a remedy for social anxieties in female middle school students. Middle School Journal,47(2):32–40.


Hirsch, L. S., Berliner-Heyman, S., Cano, R., and Cusack, J. L. (2017). The effectiveness of single-gender engineering enrichment programs: A follow-up study. In American Society for Engineering Education Zone II Conference, San Juan, PR.


Michaelsen, L. K. and Sweet, M. (2008). The essential elements of team-based learning. New directions for teaching and learning, 2008(116):7–27.


of University Women, A. A. and the Analysis Group, G.-L. (1994).Shortchanging Girls, Shortchanging America: Executive Summary: a Nationwide Poll that Assesses Self-esteem, Educational Experiences, Interest in Math and Science, and Career Aspirations of Girls and Boys Ages 9-15. Amer Assn of Univ Women.


Sousa, A. P. d. (2017). Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da ride-df: uma análise dos dados do censo escolar 2012-2016.


Tardelli, A., Franc ̧a, J., Dias, A., Vivacqua, A., and Borges, M. (2019). A influência da personalidade do aluno na construção de grupos de trabalho em sala de aula. In Brazilian Symposium on Computers in Education), volume 30, page 1916.


Vieira, C. C., Soares, A. C. R., and Ribeiro, S. F. (2017). Incentivos à igualdade de gênero: estudo de caso de uma comunidade formada somente por mulheres da área de tecnologia. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.


Vygotsky, L. S. (1980).Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard university press.


Álvaro Justen (2010). Classificação de gênero em nomes brasileiros, com base em dados do censo de 2010.https://www.brasil.io. Accessed: 2020-06-30.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
RESENDE, Danilo Gazzoli; GOMES JR, Luiz Celso; BERARDI, Rita Cristina Galarraga. A influência da diversidade de gênero e da sociabilidade no desempenho acadêmico de equipes de estudantes de graduação em Computação - uma análise preliminar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1363-1372. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1363.