A influência da diversidade de gênero e da sociabilidade no desempenho acadêmico de equipes de estudantes de graduação em Computação - uma análise preliminar
Resumo
Para que equipes de alunos funcionem da maneira mais eficaz é importante que elas sejam as mais diversas possíveis de acordo com a metodologia Aprendizagem baseada em Times (TBL). Com esta prerrogativa, este estudo visa o entendimento da relação entre o desempenho acadêmico e o contexto da diversidade de gênero e sociabilidade, em equipes de uma disciplina de Banco de Dados em cursos de graduação em Computação. Dados de conexões sociais, gênero, formação de equipes e desempenho foram agregados para a realização das análises. Os resultados preliminares sugerem que equipes mais diversas tendem a ter desempenho melhor. Em termos de sociabilidade, identificamos que as equipes com mais amigos entre si e os formados por indivíduos mais sociáveis tendem a ter melhor desempenho.
Palavras-chave:
Diversidade de Gênero, Sociabilidade, Desempenho Acadêmico, Computação
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
RESENDE, Danilo Gazzoli; GOMES JR, Luiz Celso; BERARDI, Rita Cristina Galarraga.
A influência da diversidade de gênero e da sociabilidade no desempenho acadêmico de equipes de estudantes de graduação em Computação - uma análise preliminar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1363-1372.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1363.