Fronteira entre o uso da Eletrônica baseada em Hardware Livre e Robótica no Contexto Educacional
Resumo
Os dispositivos eletrônicos, baseados em hardware livre, têm sido amplamente utilizados em trabalhos sobre robótica no contexto educacional. No entanto, observa-se que alguns estudos confundem os conceitos de “eletrônica” com “robótica”. Logo, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um mapeamento sistemático para investigar como os estudos sobre robótica, no contexto educacional, têm usado os dispositivos eletrônicos baseados em hardware livre. Dentre os resultados obtidos, observou-se que dos 73 estudos relevantes, 40 foram classificados de fato como robótica, enquanto 13 possuem potencial para este mesmo contexto. Por outro lado, 20 estudos foram melhor classificados como eletrônica.
Palavras-chave:
Eletrônica, Robótica, Hardware livre
Referências
Almeida, T. O. & Netto, J. F. de M. (2015). “Robótica Pedagógica Aplicada ao Ensino de Programação: Uma Revisao Sistemática da Literatura”, Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.597-606.
Avila, C., Simone, C., Bordini, A., & Marques, M. (2017). “O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Basico - Uma Revisão Sistemática”, Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 82-91.
Banzi, M., Michael S. (2014). Getting started with Arduino: the open source electronics prototyping platform. Make Books - Imprint of: O'Reilly Media, Sebastopol, CA.
Chitolina, R. F., Noronha, F. P. T., & Backes, L. (2016). A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, p. 57-65.
Costella, L., Trentin, M., Amarante, V., & Teixeira, A. (2017). “Construção de ambiente de ensino de robótica remota: Democratizando o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos da educação básica”. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 354- 363.
D'Abreu, J. V. V., Mirisola, L. G., & Ramos, J. J. (2012). “Ambiente de robótica pedagógica com Br_GOGO e computadores de baixo custo: Uma contribuição para o ensino médio”, Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Aracaju - SE, p. 100-109.
Galvão, A. P., Thomas, A., & Pereira, P. M. P (2016). “Aplicação do Arduíno através de Robótica Educacional para apoio ao Ensino-Aprendizagem de Estudantes do Ensino Médio no Oeste do Pará”, Anais do VII Workshop de Robótica Educacional, Recife – PE, p. 107-111.
Gonçalves, P. C. (2007). Protótipo de um Robô Móvel de Baixo Custo para Uso Educacional, Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá (Dissertação de Mestrado), Maringá-PA, 87p..
Martins, F. N., Oliveira, H. C., & Oliveira, G. F. (2012). “Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante”, Anais do III Workshop de Robótica Educacional, Natal – RN, p. 1-11.
Miranda, J. R. & Suanno, M. V. (2012). “Robótica na escola: ferramenta pedagógica inovadora”, Anais do III Workshop de Robótica Educacional, Natal – RN, p. 1-11.
Neto, R. P. B., Rocha, D. P., Santana, A. M., & Souza, A. A. de S. (2015). “Robótica na Educação: Uma Revisão Sistemática dos Ultimos 10 anos”, Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de a Informática na Educação, Maceió - AL, p. 386 - 393.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., Mattsson, M. (2008). “Systematic mapping studies in software engineering”, Proceedings of the 12th international conference on evaluation and assessment in software engineering, p. 68–77.Ciudad Real, Spain: ACM: British Computer Society.
Avila, C., Simone, C., Bordini, A., & Marques, M. (2017). “O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Basico - Uma Revisão Sistemática”, Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 82-91.
Banzi, M., Michael S. (2014). Getting started with Arduino: the open source electronics prototyping platform. Make Books - Imprint of: O'Reilly Media, Sebastopol, CA.
Chitolina, R. F., Noronha, F. P. T., & Backes, L. (2016). A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, p. 57-65.
Costella, L., Trentin, M., Amarante, V., & Teixeira, A. (2017). “Construção de ambiente de ensino de robótica remota: Democratizando o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos da educação básica”. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 354- 363.
D'Abreu, J. V. V., Mirisola, L. G., & Ramos, J. J. (2012). “Ambiente de robótica pedagógica com Br_GOGO e computadores de baixo custo: Uma contribuição para o ensino médio”, Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Aracaju - SE, p. 100-109.
Galvão, A. P., Thomas, A., & Pereira, P. M. P (2016). “Aplicação do Arduíno através de Robótica Educacional para apoio ao Ensino-Aprendizagem de Estudantes do Ensino Médio no Oeste do Pará”, Anais do VII Workshop de Robótica Educacional, Recife – PE, p. 107-111.
Gonçalves, P. C. (2007). Protótipo de um Robô Móvel de Baixo Custo para Uso Educacional, Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá (Dissertação de Mestrado), Maringá-PA, 87p..
Martins, F. N., Oliveira, H. C., & Oliveira, G. F. (2012). “Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante”, Anais do III Workshop de Robótica Educacional, Natal – RN, p. 1-11.
Miranda, J. R. & Suanno, M. V. (2012). “Robótica na escola: ferramenta pedagógica inovadora”, Anais do III Workshop de Robótica Educacional, Natal – RN, p. 1-11.
Neto, R. P. B., Rocha, D. P., Santana, A. M., & Souza, A. A. de S. (2015). “Robótica na Educação: Uma Revisão Sistemática dos Ultimos 10 anos”, Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de a Informática na Educação, Maceió - AL, p. 386 - 393.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., Mattsson, M. (2008). “Systematic mapping studies in software engineering”, Proceedings of the 12th international conference on evaluation and assessment in software engineering, p. 68–77.Ciudad Real, Spain: ACM: British Computer Society.
Publicado
24/11/2020
Como Citar
REIS, Rachel Carlos Duque; RODRIGUES, Larissa Ferreira; REIS, Clausius Duque Gonçalves; MOREIRA, Rodrigo.
Fronteira entre o uso da Eletrônica baseada em Hardware Livre e Robótica no Contexto Educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1833-1842.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1833.