O Ensino do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental: investigando a percepção docente

Resumo


Este artigo descreve uma pesquisa de cunho exploratório e abordagem qualitativa, realizada com professores do ensino fundamental, que consistiu na realização de oficinas sobre o ensino do Pensamento Computacional (PC). Por meio da aplicação de questionários, investigou-se as percepções docentes acerca das possibilidades de ensino do PC nas séries iniciais. Os resultados apontam que os conceitos de PC já eram trabalhados pelos docentes, embora de forma não intencional e sistematizada. Ao final das oficinas, eles mostraram-se mais seguros e predispostos a introduzir o PC em sala de aula. Recomendamos que ações de formação similares sejam desenvolvidas, contribuindo para propagar a importância do desenvolvimento do PC, independentemente do nível de ensino ou da disciplina ministrada.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação Docente, Ensino Fundamental

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Publicado
22/11/2021
MARTINS, Danilo Silveira; MOTA, Francine da C. Queiroz; ROCHA, Marlenice Guedes; SANTOS, Caroline Queiroz; VILLELA, Maria Lúcia Bento. O Ensino do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental: investigando a percepção docente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1039-1050. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218100.