Identificação de Trajetórias de Aprendizagem em um Curso de Graduação e sua relação com a Evasão Escolar

Resumo


A evasão escolar é um dos principais problemas que afetam o ensino superior. Para que ela não ocorra, o estudante deve cumprir uma série de requisitos apresentados em forma de disciplinas. Assim, o caminho traçado pelos estudantes durante a sua vida acadêmica pode ser representado pela sequência de disciplinas cursadas, denominada trajetória de aprendizagem. Este trabalho apresenta duas abordagens para a modelagem dessas trajetórias em um curso de graduação, e as utiliza para investigar os padrões relacionados à evasão. Os resultados obtidos mostram que as disciplinas do primeiro semestre, com alto índice de reprovação, acabam atuando como barreiras para o avanço dos estudantes no curso, levando-os ao abandono dos estudos.
Palavras-chave: trajetória de aprendizagem, evasão escolar, ensino superior, mineração de padrões sequenciais

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Publicado
16/11/2022
CARMO, Êrica Peters do; GASPARINI, Isabela; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Identificação de Trajetórias de Aprendizagem em um Curso de Graduação e sua relação com a Evasão Escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 323-333. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225737.