Identificação de Trajetórias de Aprendizagem em um Curso de Graduação e sua relação com a Evasão Escolar

Resumo

A evasão escolar é um dos principais problemas que afetam o ensino superior. Para que ela não ocorra, o estudante deve cumprir uma série de requisitos apresentados em forma de disciplinas. Assim, o caminho traçado pelos estudantes durante a sua vida acadêmica pode ser representado pela sequência de disciplinas cursadas, denominada trajetória de aprendizagem. Este trabalho apresenta duas abordagens para a modelagem dessas trajetórias em um curso de graduação, e as utiliza para investigar os padrões relacionados à evasão. Os resultados obtidos mostram que as disciplinas do primeiro semestre, com alto índice de reprovação, acabam atuando como barreiras para o avanço dos estudantes no curso, levando-os ao abandono dos estudos.

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Publicado
2022-11-16
Como Citar
CARMO, Êrica Peters do; GASPARINI, Isabela; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Identificação de Trajetórias de Aprendizagem em um Curso de Graduação e sua relação com a Evasão Escolar. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), [S.l.], p. 323-333, nov. 2022. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/22419>. Acesso em: 14 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225737.