Elaboração de atividades gamificadas para estudantes com TEA: um estudo utilizando pensamento geométrico

Resumo


Este artigo apresenta elaboração de atividades na plataforma code.org que possibilitem estimular o pensamento geométrico em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da gamificação. O estudo é dividido em 2 etapas: entrevista estruturada com 5 professoras de uma Escola Municipal Especial para investigar a demanda destas atividades, no qual emergiram 3 categorias: oportunidades, habilidades e limitações. A etapa 2 envolve atividades a partir de sua relação com a gamificação, ou seja, mecânica, dinâmica e estética. Espera-se que tais atividades sejam potencializadoras para a noção espacial e que contribuam para seu engajamento, tornando-os agentes ativos do aprendizado.

Palavras-chave: Pensamento Geométrico, Transtorno do Espectro Autista, Gamificação

Referências

American Psychiatric Association - APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders. DSM-5. Washington (USA): American Psychiatric Association; 2013.

Andreis, I.; Rigo, S. J. EDUCAUTISM: Um sistema personalizável para o apoio à educação de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. Revista Renote, v. 16, n. 1, 2018.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 1977.

Burton, C. E., Anderson, D. H., Prater, M. A., Taylor, T. M. Video self-modeling on an iPad to teach functional math skills to adolescents with autism and intellectual disability. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, United States, v. 28, n. 2, p. 67–77, 2013.

Busarello, R. I., Fadel, L. M., Ulbricht, V. R. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Fadel, L. M., Ulbricht, V. R., Batista, C. R., Vanzin, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 166-191.

Carreño-León, M.A.; Bringas, J. A. S.; Encinas, I. D.; Castro, R. C.; Cota, I. E.; Carrillo, A. L. Design of an interactive system of tangible interfaces to support learning in children with autism. In: 3rd International Conference of Inclusive Technology and Education (CONTIE). IEEE, 2020. p. 15-19.

Darolt, V. Metodologias abertas e inovação na educação. In: Darolt, V. Gamificar em sala de aula. Curitiba: CRV, 2021. p. 23-42.

Duval, R. Semiosis et pensee humaine: registres semiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

Gevarter, C., Bryant, D. P., Bryant, B. R., Watkins, L. Mathematics Interventions for Individuals with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 3, n. 3, p. 224–238, 2016.

Honorato, N.; Santos, A. J.; Delabrida, S.; Freitas, A. R. R.; Oliveira, W. Strong: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para Auxiliar no Tratamento do Espectro do Autismo. In: SBC - Proceedings of SBGames, 2021.

Jordão, V. P.; Nipo, D. T.; Lima, R. A. Zow Learning – Um Jogo Digital como Ferramenta Terapêutica e de Aprendizagem para Pessoas Autistas. In: SBC - Proceedings of SBGames, 2020.

Menegueti, A. A gamificação na educação. In: Darolt, V. Gamificar em sala de aula. Curitiba: CRV, 2021. p. 61-69.

Morais, A. A., Melo, L. B. Gamificação personalizada: um estudo de mapeamento sistemático. In: XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 392-405.

Mota, J. S.; Canedo, E. D.; Torres, K. S.; Leão, H. A. T. AssociAR: Gamified Process for the Teaching of Children with Autism Through the Association of Images and Words. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2020. p. 1-8.

Mubin, S. A.; Poh, M. W. A. A Review on Gamification Design Framework: How They Incorporated for Autism Children. In: 4th International Conference and Workshops on Recent Advances and Innovations in Engineering (ICRAIE). IEEE, 2019. p. 1-4.

Muller. G.; Menezes, C. S. Tecnologias educacionais acessíveis para apoiar o ensino de matemática: uma revisão sistemática de literatura. Revista Renote, v. 19, n. 2, p. 41-50, 2021.

Muntean, C. I. Raising engagement in e-learning through gamification. The 6th International Conference onVirtual Learning ICVL. 2011.

Nascimento, I. M., Neto, J. R. A., Junior, L.O.S., Costa, T. K. L., Oliveira, W. Os efeitos da gamificação social no desempenho dos estudantes durante a quarentena da Covid-19. In: XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 338-349.

Najeeb, R. S.; Uthayan, J.; Lojini, R.P.; Vishaliney, G.; Alosius, J.; Gamage, A. Gamified Smart Mirror to Leverage Autistic Education-Aliza. In: 2nd International Conference on Advancements in Computing (ICAC). IEEE, 2020. p. 428-433.

Ntalindwa, T.; Nduwingoma, M.; Karangwa, E.; Soron, T.R.; Uworwabayeho, A.; Uwineza, A. Development of a Mobile App to Improve Numeracy Skills of Children With Autism Spectrum Disorder: Participatory Design and Usability Study. JMIR pediatrics and parenting, v. 4, n. 3, p. e21471, 2021.

O Connor, I. M., Klein, P. D. Exploration of strategies for facilitating the reading comprehension of high-functioning students with autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 34, p. 115-127, 2004.

Paula C.S., Ribeiro S.H., Fombonne E., Mercadante M.T., Brief report: prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. Journal of autism and developmental disorders, 2011.

Picharillo, A. D. M.; Postalli, L. M. M. Ensino de Relações Numéricas Por Meio da Equivalência de Estímulos para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), v. 27, 2021.

Rabelo, R. A ludicidade na gamificação. In: Darolt, V. Gamificar em sala de aula. Curitiba: CRV, 2021. p. 47-50.

Rodrigues, T. M. Educação Inclusiva: software educativo gamificado da matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal do Piauí, Teresina. 2021. 86 p.

Santos, M. I. G.; Breda, A. M. R. A; Almeida, A. M. P. Promover o Raciocínio Geométrico em Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo através de um Ambiente Digital. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 375-398, 2020.

Shane, H. C., Laubscher, E., Schlosser, R., Flynn, S. Applying technology to visually support language and communication in individuals with autism spectrum disorders. Journal of autism and developmental disorders, New York, v. 42, n. 6, p. 1228–35, jun. 2012.

Souza, A. C.; Silva, G. H. G. Incluir não é apenas socializar: as contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a Aprendizagem Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 1305-1330, 2019.

Soysa, A. I.; Mahmud, A. A. Technology for Children With Autism Spectrum Disorder: What Do Sri Lankan Parents and Practitioners Want? Interacting with Computers, v. 31, n. 3, p. 282-302, 2019.

Vianna, Y., Vianna, M., Medina, B., Tanaka, S. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. MJVPress: Rio de Janeiro, 2013.

Zichermann, G., Cunningham, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Lidiane Maciel; BARWALDT, Regina. Elaboração de atividades gamificadas para estudantes com TEA: um estudo utilizando pensamento geométrico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 390-402. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224704.