Análise da trajetória de aprendizagem do aluno no ensino a distância por meio da mineração de processos

Resumo


Graças ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem na educação a distância, ações de usuários podem ser registradas em logs de eventos, capturando as atividades dos estudantes em diferentes níveis de granularidade. Nesse cenário, aplicações da mineração de processos podem revelar a trajetória dos estudantes, ajudando a descobrir, monitorar e melhorar os processos educacionais. Este artigo apresenta a mineração de processos educacionais de uma universidade virtual brasileira para analisar os processos executados pelos estudantes durante sua trajetória de aprendizagem. A análise das interações entre os estudantes e os módulos de conteúdos mostrou quais atividades geram mais engajamento dos alunos e ajudou a compreender como os alunos aprendem.

Palavras-chave: Análise de aprendizagem, Educação a Distância, Mineração de processos educacionais

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Publicado
16/11/2022
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UNGER, Adriana J.; L. JUNIOR, Daniel A.; LIMA, Felipe O.; GERALDO, Iago C.; VENERO, Sheila K.; AMBROSIO, Rosana R. A.. Análise da trajetória de aprendizagem do aluno no ensino a distância por meio da mineração de processos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1163-1172. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225733.