Multiplicando números binários com Máquinas de Turing: Interdisciplinaridade no Ensino de Computação
Resumo
Este artigo descreve um trabalho que unifica práticas de ensino de duas matérias que são Linguagens Formais e Autômatos e Arquitetura e Organização de Computadores desenvolvendo uma Máquina de Turing que realiza a multiplicação de números binários em sinal magnitude. A máquina de Turing desenvolvida visa auxiliar no ensino de Aritmética Computacional, bem como nos conceitos de Máquina de Turing.
Referências
Alur, R., D'Antoni, L., Gulwani, S., Kini, D. and Viswanathan, M. (2013). Automated grading of DFA constructions. Proceedings of the Twenty-Third International Joint Conference on Artificial Intelligence. Beijing, China, ACM, p.1976-1982.
Alves, F., Almeida, D., Silva, L. B., Gomes, A. B., Ferreira, R. S. e Nacif, J. A. M. (2015). Ensinando arquiteturas vetoriais utilizando um simulador de instruções MIPS. In International Journal of Computer Architecture Education, v.4, n.1, pages 9-12, SBC.
Batista, M. S. S., Oliveira, E. M. S., Silva Bisneta, M. L. S. Bisneta e Tavares, A. G. (2020). Scratch dê vida a sua imaginação: relato de experiência. Anais do V Congresso Internacional de Educação e Tecnologia. São Carlos, UFSCAR. p.1-9.
Bicalho, L. M. e Oliveira, M. (2011). Aspectos conceituais da multidisciplinaridade para interdisciplinaridade e a pesquisa em Ciência da Informação. In Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.16, n.32, pages 1-26, BRAPCI.
Campano Junior, M. M., Faria, C. R., Barbosa, C. R. S. C. e Felinto, A. S. (2019). Um merge entre Máquina de Turing e operações matemáticas em binário no ensino de Linguagens Formais e Autômatos. Anais do XXIV Congresso Internacional de Informática Educativa. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 15, Arequipa, Perú, Sánchez, J. (Ed.). p.78-83.
Canal do Ensino (2018). “Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: diferenças e convergências”, [link], Janeiro.
Chakraborty, P., Saxena, P. C. and Katti, C. P. (2011). Fifty years of automata simulation: a review. In ACM Inroads, v.2, n.4, pages 59-70.
D'Antoni, L., Weavery, M., Weinert, A. and Alur, R. (2015). Automata Tutor and what we learned from building an online teaching tool. In Bulletin of the European Association for Theoretical Computer Science. n.117, pages 1-15. EATCS.
Diverio, T. A. e Menezes, P. B. (2000). Teoria da Computação: máquinas universais e computabilidade. Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS e Sagra Luzzatto.
Grissom, S. (2013). Introduction to special issue on alternatives to lecture in the Computer Science Classroom. In ACM Transactions on Computing Education. v.13, n.3, pages 1-5. ACM Journals.
Idoeta, I. V. e Capuano, F. G. (2012). Elementos de eletrônica digital, São Paulo: Érica.
JFLAP (2018). JFlap Home Page. https://www.jflap.org/, July.
José Neto, J. (2010). A Teoria da Computação e o profissional de Informática. In Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. v.1, n.1, pages 4-21. Departamento de Computação/FCET/PUC-SP.
Lacerda Neto, J. F. e Terra, R. (2016). LFApp: um aplicativo móvel para o ensino de Linguagens Formais e Autômatos. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, SBC. p.2196-2205.
Lewis, H. R. e Papadimitriou, C. H. (2000). Elementos de Teoria da Computação. Porto Alegre: Bookman.
Martins, E. R. (2016). Experiência multidisciplinar no curso de Sistemas de Informação (SI) do Instituto Federal de Goiás. In Revista Técnica, v.1, pages 51-66.
Massoud, L., Hallman, S., Plaisent M. and Bernard, P. (2018). Applying multidisciplinary teaching techniques to the Computer Programming/Coding Classroom. In Journal of Information Technology and Economic Development, Beverly Hills, v.9, n.1, pages 38-47.
Oliveira, G. P. e Sil va, M. A. S. (2007). Construção de simuladores gráficos para Teoria da Computação: uma proposta para ensino do conceito de Máquinas de Turing. Anais do IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, AEDB.
Paul, J. (2015). Using JFLAP to engage students and improve learning of computer science theory: tutorial presentation. In Journal of Computing Sciences in Colleges, v.31, n.2, pages 145-148.
Pereira, C. H. and Terra, R. (2018). A mobile app for teaching formal languages and automata. In Computer Application in Engineering Education. v.26, pages 1742–1752.
Rodger, S. H. and Finley, T. W. (2006). JFLAP: An Interactive Formal Languages and Automata, Edited by Jones & Bartlett Publishers, Sudbury, MA.
SBC-Sociedade Brasileira de Computação (2016)“Computação e Interdisciplinaridade”, Revista da SBC. [link], Julho.
Stallings, W. (2010). Arquitetura e organização de computadores, São Paulo: Pearson.
Tocci, R. J. e Widmer, N. S. (2011). Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. Pearson.
Vieira, N. J. (2006). Introdução aos Fundamentos da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Von Wangnheim, C. G., Alves, N. C., Rodrigues, P. E. and Hauck, J. C. (2017). Teaching computing in a multidisciplinary way in social studies classes in school - a case study. In International Journal of Computer Science Education in Schools, v.1, pages 3-16.
Zucco, A. (2010). Estilos de mobilização profissional de docentes de curso de graduação em Administração. São Caetano do Sul: Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Dissertação de Mestrado.