Componentes eletivos como uma alternativa para a inclusão do Pensamento Computacional nos currículos do ensino médio brasileiro

  • Kennedy F. Araújo IFC
  • Tatiana da Silva UFSC

Resumo


No Brasil, a discussão sobre inclusão do Pensamento Computacional (PC) no currículo se intensificou durante a elaboração da BNCC. Diante dos impasses, uma norma complementar foi redigida para tratar especificamente do ensino de Computação. Foi homologada em 2022, quando os currículos dos estados já haviam sido atualizados. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar se “componentes eletivos” já estão incorporados nos currículos para trabalhar o PC e, também, propor temas para a sua inclusão. A pesquisa é documental e identificou que apenas os currículos de Pernambuco e Santa Catarina incluem “componentes eletivos” diretamente relacionados ao PC. Além disso, duas sugestões de temas para este tipo de conteúdo são feitas.

Referências

Bardin, L. (2016) “Análise de conteúdo”. São Paulo, SP: Edições 70.

BBC. (2015) “Introduction to computational thinking”. Inglaterra: BBC, Disponível em: [link]. Acesso em: 06 jan. 2023.

Bocconi, S., Chioccariello, A., Dettori, G., Ferrari, A. e Engelhardt, K. (2016) “Developing Computational Thinking in Compulsory Education: implications for policy and practice”. Espanha: União Européia, 2016.

Brackmann, C. P. (2017) “Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica”. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 fev. 2023.

BRASIL (2018). “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília: MEC.

Brasil. (2022a) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. “Parecer CNE/CEB nº 2/2022”. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2022b) “Resolução nº 01, de 01 de outubro de 2022”. Norma Sobre Computação na Educação Básica Complemento à BNCC. 191. ed. Brasília.

Gil, A. C. (1991) “Como elaborar projetos de pesquisa”. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Huang, W. e Looi, C. A critical review of literature on “unplugged” pedagogies in K-12 computer science and computational thinking education. Computer Science Education, [S.L.], v. 31, n. 1, p. 83-111, 14 jul. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08993408.2020.1789411. Disponível em: [link]

Kotsopoulos, D., Floyd, L., Khan, S., Namukasa, I. K., Somanath, S., Weber, J. e Yiu, C. (2017) “A Pedagogical Framework for Computational Thinking. Digital Experiences” In Mathematics Education. Springer Science and Business Media LLC, v. 3, n. 2, p. 154-171. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 jan. 2023.

Mishra, P. e Yadav, A. (2013) “Of Art and Algorithms: Rethinking Technology & Creativity” in the 21st Century. Techtrends, California, v. 57, n. 3, p. 10-14.

Olmo-Muñoz, J., Cózar-Gutiérrez, R. e González-Calero, J. (2020) “Computational thinking through unplugged activities” in early years of Primary Education. Computers & Education ,Elsevier BV, v. 150, p. 1-19. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 jan. 2023.

Saxena, A., LO, C. K., Hew, K. F. e Wong, G. K. W. (2019) “Designing Unplugged and Plugged Activities to Cultivate Computational Thinking: an exploratory study in early childhood education” in The Asia-Pacific Education Researcher. Springer Science and Business Media LLC, v. 29, n. 1, p. 55-66. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jan. 2023.

SBC (2018). “Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Computação sobre a BNCC-EF e a BNCC-EM”. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jan. 2023.

Selby, C. e Woollard, J. (2013) “Computational thinking: the developing definition. the developing definition”. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 jan. 2023.

Voogt, J., Fisser, P., Good, J., Mishra, P. e Yadav, A. (2015) “Computational thinking in compulsory education: towards an agenda for research and practice” in Education And Information Technologies, [S.L.], Springer Science and Business Media LLC., v. 20, n. 4, p. 715-728.

Wing, J. M. (2014) “Computational Thinking Benefits Society”. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 mar. 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Kennedy F.; SILVA, Tatiana da. Componentes eletivos como uma alternativa para a inclusão do Pensamento Computacional nos currículos do ensino médio brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 24-35. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233730.