Utilização das tecnologias digitais e metodologias ativas para o desenvolvimento da tomada de decisão no Ensino Superior

  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC
  • Juliana Silva Arruda UNICHRISTUS

Resumo


As metodologias ativas com apoio das tecnologias digitais possibilitam transformações no desenvolvimento de práticas educacionais. Este estudo tem como objetivo analisar a habilidade para tomada de decisão dos discentes de uma disciplina do curso de Contabilidade através da implementação das metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A pesquisa ação envolveu observação participante, e, como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. Os resultados destacaram transformações na aprendizagem dos alunos a partir das práticas docentes com a implementação de metodologias ativas apoiadas às tecnologias digitais.

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Publicado
06/11/2023
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SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro; FILHO, José Aires de Castro; ARRUDA, Juliana Silva. Utilização das tecnologias digitais e metodologias ativas para o desenvolvimento da tomada de decisão no Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 105-114. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234624.