Uma análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo a uma plataforma de ensino-aprendizagem de algoritmos

  • Jovennilton Soares de Sousa UFMA
  • Djefferson Maranhão UFMA
  • Paulo Victor Borges UFMA
  • Carlos de Salles Soares Neto UFMA

Resumo


O presente trabalho investiga a integração da metodologia Coding Dojo, no formato Randori, a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. A questão a ser enfrentada é como reduzir as dificuldades de aprendizagem em disciplinas relacionadas a algoritmos e, consequentemente, reduzir a desmotivação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva que permitiu avaliar a abordagem proposta mediante a aplicação de questionário de avaliação e de observação empírica. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de que o uso de metodologias ativas, como o Coding Dojo, quando incorporado a plataformas de ensino, pode atuar como um facilitador e potencialmente ampliar a motivação e o aprendizado de algoritmos.

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Publicado
06/11/2023
SOUSA, Jovennilton Soares de; MARANHÃO, Djefferson; BORGES, Paulo Victor; NETO, Carlos de Salles Soares. Uma análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo a uma plataforma de ensino-aprendizagem de algoritmos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 127-138. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234703.