Ensino Introdutório de Programação: Um estudo rumo ao uso das Arquiteturas Pedagógicas

  • Francisco Xavier da Silva IFMS / UFRGS
  • Crediné Silva de Menezes UFRGS
  • Alberto Nogueira de Castro Junior UFAM

Resumo


Este artigo apresenta parte de um estudo sobre as Arquiteturas Pedagógicas, e analisa as propostas apresentadas em artigos científicos que mais se aproximam delas, considerando o uso das tecnologias digitais no ensino de programação. Os resultados evidenciam que a integração dos elementos que constituem as Arquiteturas Pedagógicas pode oferecer aos professores de programação uma melhor abordagem para concepção de suas propostas. Além disso, observaram-se algumas fragilidades das propostas no que se refere ao uso de alguns princípios importantes da psicologia da aprendizagem.

Referências

Arellano, Norma; Fernandez, Jacqueline; Rosas, María Verónica Y. Zuniga, Mariela E. Estrategia metodológica de la enseñanza de la programación para la permanencia de

los alumnos de primer año de Ingeniería Electrónica. Rev. iberoam. tecnol. educ. educ. tecnol. [online]. 2014, n.13 [citado 2023-04-12], pp.55-60.

Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A.; Menezes, C. S. (2005) “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático”. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora – MG.

__________. (2007). “Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores”. Porto Alegre: Ricardo Lenz, v. 1, p. 36-52.

Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

__________. (1975). Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 148p.

Giraffa, Lucia; Marczak, Sabrina; Almeida, Gláucio. “O ensino de algoritmos e programação mediado por um ambiente na Web”. Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Campinas, SP. 2003.

Gomes, Ruth Cristina Soares; Gedin, Evandro. (2011) O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações na educação científica. Atas do VIII ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 5-9, 2011.

Menezes, C. S.; Castro, A. N. J., Aragón, R. Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede. Série de livros-texto da CEIE-SBC, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jul. 2023.

Piaget, J. (1973) Estudos Sociológicos. Forense.

Proulx, Viera K., "Programming Patterns and Design Patterns in the Introductory Computer Science Course", Proc. of the 31st SIGCSE, pp. 7-12, Auxtin, TX, USA, march, 2000.

Souza Draylson Micael; Batista, Marisa Helena da Silva; Barbosa, Ellen Francine. Problema se Dificuldades no Ensino e na Aprendizagem de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume24, Número 1, 2016.

Souza, Franciely Alves; Falcão, Taciana Pontual; Mello, Rafael Ferreira. O ensino de programação na Educação Básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1265-1275, 2021.

Tavares, Orivaldo Lira; Menezes, Crediné Silva; Nevado, Rosane Aragon. Pedagogical architectures to support the process of teaching and learning of computer programming. In: 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings. IEEE, 2012. p. 1-6.

Zarei, A., Mohd-Yusof, K., Kolivand, H., Ahmadi, A., & Al-Hamar, Y. (2020). A new game-based strategy for enhancing youth programming skills. Journal of Internet Technology, 21(5), 1289-1301.
Publicado
06/11/2023
SILVA, Francisco Xavier da; MENEZES, Crediné Silva de; CASTRO JUNIOR, Alberto Nogueira de. Ensino Introdutório de Programação: Um estudo rumo ao uso das Arquiteturas Pedagógicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 428-438. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235248.