Robotim: Um Jogo Educacional Multidisciplinar com Análise de Dados em Tempo Real

  • Lucas R. E. de Oliveira UFES
  • Andrea Maria P. Valli UFES
  • Maria Claudia S. Boeres UFES
  • Lucia Catabriga UFES

Resumo


Estudos têm demonstrado que jogos digitais educacionais despertam interesse e motivação, mesmo em tópicos considerados monótonos, tornando-se um recurso valioso para a aprendizagem. No entanto, o acompanhamento do desempenho individual dos alunos durante o jogo é um desafio para a maioria dos professores. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação do jogo educacional multidisciplinar “Robotim”, juntamente com a plataforma interativa de visualização de dados “Área do Professor”. Os resultados da avaliação do jogo, utilizando o modelo MEEGA+, indicam que o jogo contribuiu para a revisão e consolidação dos conhecimentos dos alunos. Além disso, foi observado um grande interesse dos professores na plataforma interativa.

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Publicado
06/11/2023
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OLIVEIRA, Lucas R. E. de; VALLI, Andrea Maria P.; BOERES, Maria Claudia S.; CATABRIGA, Lucia. Robotim: Um Jogo Educacional Multidisciplinar com Análise de Dados em Tempo Real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 560-571. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233732.