Robotim: Um Jogo Educacional Multidisciplinar com Análise de Dados em Tempo Real
Resumo
Estudos têm demonstrado que jogos digitais educacionais despertam interesse e motivação, mesmo em tópicos considerados monótonos, tornando-se um recurso valioso para a aprendizagem. No entanto, o acompanhamento do desempenho individual dos alunos durante o jogo é um desafio para a maioria dos professores. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação do jogo educacional multidisciplinar “Robotim”, juntamente com a plataforma interativa de visualização de dados “Área do Professor”. Os resultados da avaliação do jogo, utilizando o modelo MEEGA+, indicam que o jogo contribuiu para a revisão e consolidação dos conhecimentos dos alunos. Além disso, foi observado um grande interesse dos professores na plataforma interativa.
Referências
Asadi, Y. M. H. I., Babu, C. G., Shubham, P., and Shenoy, S. A. (2021). Designing and analysis of a competitive game based learning application. In 2021 IEEE India Council International Subsections Conference (INDISCON), pages 1–6.
Berquó, F. R. (2021). Relato de experiência: um jogo educacional criado com um software de apresentação como motivação para o professor de física. Brazilian Journal of Development, 7(2):15793–15807.
Carlotto, M., Câmara, S., Batista, J., and Schneider, G. (2019). Prevalência de afastamentos por transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho em professores. PSI UNISC, 3:19–32.
Dawes, J. (2012). Do data characteristics change according to the number of scale points used? an experiment using 5 point, 7 point and 10 point scales. International Journal of Market Research, 50.
Ferreira, M. and Silva, L. R. d. (2019). Jogos educacionais digitais nas escolas de corumbá ms: Um relato de experiência na formação de professores. page 236.
Google (2019). Interland. https://beinternetawesome.withgoogle.com/interland.
Heim, A. and Holt, E. (2021). From bored games to board games: Student-driven game design in the virtual classroom. Journal of microbiology & biology education, 22.
Hirata, G., Oliveira, J. B. A. e., and Mereb, T. d. M. (2019). Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(102):179–203.
Krug, M., Krug, H., Garces, S. B., and Nunes, V. (2021). Síndrome de burnout: um estudo com professores de educação física da educação básica. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25:58–70.
Laine, T. H. and Lindberg, R. S. N. (2020). Designing engaging games for education: A systematic literature review on game motivators and design principles. IEEE Transactions on Learning Technologies, 13(4):804–821.
Melo, L. d. A., de Lima Costa, T. K., and Batista, A. C. D. (2013). Pense bem: proposta e desenvolvimento de jogo digital para ensino de computação na educação básica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 24, page 346.
Microsoft (2022). ASP.NET Core. https://learn.microsoft.com/pt-br/aspnet/core/introduction-to-aspnet-core/. Acessado em 23 06 2023.
Nebel, S., Beege, M., Schneider, S., and Rey, G. D. (2020). Competitive agents and adaptive difficulty within educational video games. Frontiers in Education, 5.
Papavlasopoulou, S., Sharma, K., and Giannakos, M. (2019). Coding activities for children: Coupling eye-tracking with qualitative data to investigate gender differences. Computers in Human Behavior, 105.
Petri, G. (2018). A method for the evaluation of the quality of games for computing education. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2018). Meega+: A method for the evaluation of educational games for computing education.
Ramos, D. K. and Silva, G. A. d. (2019). Formação de professores a distância para o uso de jogos digitais na escola: mudanças na prática pedagógica? RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(2):265–285.
Savi, R., Von Wangenheim, C. G., Ulbricht, V., and Vanzin, T. (2010). Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, 8(3).
Sobral, A. d. C. S., Siqueira, M. H. Z. R., and Machado, S. R. G. (2007). Jogos educativos para o ensino de paleontologia na educação básica. Paleontologia: Cenários de Vida, pages 3–11.
SQLite (2023). SQLite Development Team. Software. Recuperado de https://www.sqlite.org/.
Tsuda, M., Sanches, V. M., Ferreira, T. G., Otsuka, J. L., and Beder, D. M. (2014). Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. Proceedings of XIII SBGames, pages 12–14.
Tux4Kids (2011). TuxMath. http://www.tux4kids.com/tuxmath.html.
Unity (2021). Unity3D. Software. Recuperado de https://unity.com/.
Yu, Z., Gao, M., and Wang, L. (2020). The effect of educational games on learning outcomes, student motivation, engagement and satisfaction. Journal of Educational Computing Research, 59:073563312096921.
Yücel, Y. and Rızvanoğlu, K. (2019). Battling gender stereotypes: A user study of a codelearning game, “code combat,” with middle school children. Computers in Human Behavior, 99.