Modelo Metacognitivo de Mensuração de Habilidades Colaborativas Através de um Instrumento Gamificado

  • Victor Azevedo UFRJ
  • Carla Veronica M. Marques UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


Existe uma divergência entre o pensamento individualista e a ação colaborativa que afeta a eficácia das soluções de problemas. Este artigo apresenta um modelo metacognitivo de mensuração de habilidades colaborativas através de um instrumento gamificado. Quando aplicado, o instrumento revela assinaturas interativas, ajudando a identificar fatores e componentes que afetam a colaboração de cada indivíduo no grupo, para levantar indicadores e parâmetros que servirão como índices para futuros trabalhos de modificabilidade das mentalidades colaborativas, nos novos contextos das tecnologias evolutivas, adaptativas, prescritivas e preditivas aplicadas em softwares programados com os recursos da inteligência artificial.

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Publicado
06/11/2023
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AZEVEDO, Victor; MARQUES, Carla Veronica M.; MOTTA, Claudia L. R.. Modelo Metacognitivo de Mensuração de Habilidades Colaborativas Através de um Instrumento Gamificado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 788-799. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234853.