Experiências Educacionais em Disciplinas de Programação de Computadores: uma Análise Qualitativa na Perspectiva dos Estudantes com Deficiência Visual

  • Eliana Zen UFPel / IFFar
  • Vinícius Kruger da Costa UFPel / IFSul
  • Tatiana Aires Tavares UFPel

Resumo


Estudantes com deficiência visual podem enfrentar diversas dificuldades nas disciplinas de Programação de Computadores, comprometendo o seu aprendizado e motivação. Visando identificar as limitações e desafios enfrentados pelos alunos nessas disciplinas, foram realizadas entrevistas com 6 estudantes/egressos com deficiência visual de cursos superiores na área de Computação. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e os resultados apontam que os principais desafios estão relacionados à acessibilidade dos materiais de apoio, obtenção de contexto das falas dos professores e colegas e a utilização de ferramentas e/ou soluções alternativas necessárias para realização das atividades.

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Publicado
06/11/2023
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ZEN, Eliana; COSTA, Vinícius Kruger da; TAVARES, Tatiana Aires. Experiências Educacionais em Disciplinas de Programação de Computadores: uma Análise Qualitativa na Perspectiva dos Estudantes com Deficiência Visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 960-971. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234318.