Uma Avaliação de Dados Abertos Educacionais Brasileiros: Qualidade, Privacidade e Learning Analytics

  • Ciro X. Maretto UFES / IFES
  • Monalessa P. Barcellos UFES

Resumo


A crescente demanda por dados educacionais, seja por meio de Dados Abertos ou Learning Analytics, ressalta o desafio de equilibrar quantidade, qualidade e privacidade. Este artigo relata a experiência de uma avaliação da qualidade de dados abertos educacionais no Brasil. Como um dos resultados tem-se a disponibilização para comunidade de uma ferramenta de apoio, assim como o apontamento das principais deficiências e oportunidades de melhoria observadas. O estudo conclui que o estado atual dos dados precisa evoluir em dimensões básicas, seja por falta de detalhes das orientações legais ou de validações do Portal Brasileiro de Dados Abertos.

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Publicado
06/11/2023
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MARETTO, Ciro X.; BARCELLOS, Monalessa P.. Uma Avaliação de Dados Abertos Educacionais Brasileiros: Qualidade, Privacidade e Learning Analytics. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1341-1350. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234758.