Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios

  • Nisston Moraes T. de Melo UFCG
  • Lívia Sampaio Campos UFCG
  • Eliane Cristina de Araujo UFCG

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) envolve habilidades diretamente relacionadas à proficiência na resolução de problemas. Muitos cursos de graduação de IES brasileiras, não relacionados com Ciência da Computação ou suas variantes, contam com disciplinas introdutórias de computação. É preciso entender o quanto essas disciplinas contribuem para o fomento do PC nos estudantes. Este é o primeiro passo para a proposição de ações no sentido de estruturar essa prática no ensino superior e proporcionar uma formação mais alinhada com os desafios do mundo contemporâneo. O presente estudo analisa a introdução do PC, através da programação, identificando aderências das disciplinas às suas competências. Foi proposta uma metodologia semi-automática baseada em análises quali-quantitativas para este propósito. Os resultados fornecem um panorama completo do ensino do PC em uma IES brasileira, destacando a possibilidade de reprodução e expansão da abordagem para outras IES.

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Publicado
06/11/2023
MELO, Nisston Moraes T. de; CAMPOS, Lívia Sampaio; ARAUJO, Eliane Cristina de. Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1465-1476. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235256.