Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) envolve habilidades diretamente relacionadas à proficiência na resolução de problemas. Muitos cursos de graduação de IES brasileiras, não relacionados com Ciência da Computação ou suas variantes, contam com disciplinas introdutórias de computação. É preciso entender o quanto essas disciplinas contribuem para o fomento do PC nos estudantes. Este é o primeiro passo para a proposição de ações no sentido de estruturar essa prática no ensino superior e proporcionar uma formação mais alinhada com os desafios do mundo contemporâneo. O presente estudo analisa a introdução do PC, através da programação, identificando aderências das disciplinas às suas competências. Foi proposta uma metodologia semi-automática baseada em análises quali-quantitativas para este propósito. Os resultados fornecem um panorama completo do ensino do PC em uma IES brasileira, destacando a possibilidade de reprodução e expansão da abordagem para outras IES.Referências
Agbo, F. J., Oyelere, S. S., Suhonen, J., and Adewumi, S. (2019). A systematic review of computational thinking approach for programming education in higher education institutions. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, pages 1–10.
Agbo, F. J., Yigzaw, S. T., Sanusi, I. T., Oyelere, S. S., and Mare, A. H. (2021). Examining theoretical and pedagogical foundations of computational thinking in the context of higher education. Proceedings Frontiers in Education Conference, FIE, 2021-Octob.
BRASIL (2022). Parecer cneceb 22022 normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (bncc). Diário Oficial da União.
Chowdhary, K. and Chowdhary, K. (2020). Natural language processing. Fundamentals of artificial intelligence, 1:603–649.
Da Silva, E. O. and Falcão, T. P. (2020). O pensamento computacional no ensino superior e seu impacto na aprendizagem de programação. Diário Oficial da União, pages 171–175.
Da Silva, I. S. F., Araújo Júnior, J. D., and Pontual Falcão, T. (2022). Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro. In Anais do Simpósio Brasileiro de Computação, pages 88–98. SBC.
Dasuki, S. and Quaye, A. (2016). Undergraduate students’ failure in programming courses in institutions of higher education in developing countries: A nigerian perspective. The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, 76(1):1–18.
Falcão, T. P. (2021). Computational thinking for all: What does it mean for teacher education in brazil? In Anais do Simpósio Brasileiro de Educaçã em Computação, pages 371–379. SBC.
Izeki, C. A., Nagai, W. A., and Seraphim, E. (2022). Os objetivos como elemento nuclear do currículo: concepções e práticas de docentes na disciplina de programação introdutória em uma universidade brasileira. Research, Society and Development, 11(6):e0111627947.
Kubota, E. K., Lima, A. C. d., Castro Junior, A. A. d., Santos, W. O. d., and Santos, Q. d. A. (2021). Um retrato do entendimento dos professores dos institutos federais sobre pensamento computacional. Anais.
Li, Y., Schoenfeld, A. H., diSessa, A. A., Graesser, A. C., Benson, L. C., English, L. D., and Duschl, R. A. (2020). On computational thinking and stem education.
Lodi, M. and Martini, S. (2021). Computational thinking, between papert and wing. Science & Education, 30(4):883–908.
Lyon, J. A. and J. Magana, A. (2020). Computational thinking in higher education: A review of the literature. Computer Applications in Engineering Education, 28(5):1174–1189.
Maleko, M., Hamilton, M., and D’Souza, D. (2012). Novices’ perceptions and experiences of a mobile social learning environment for learning of programming. In Proceedings of the 17th ACM annual conference on Innovation and technology in computer science education, pages 285–290.
Mikolov, T., Chen, K., Corrado, G., and Dean, J. (2013). Efficient estimation of word representations in vector space. arXiv preprint arXiv:1301.3781, 1:281–297.
Nogueira, T. B. B. P., Thesing, N. J., Epple, A., Montenegro, J. F. G. A., and Galli, N. V. (2022). O exercício do pensamento computacional com alunos de uma escola pública de ensino médio. Research, Society and Development, 11(8):e24611830736–e24611830736.
Oliveira, C. M. and Pereira, R. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Ciência da Computação. Volatile Biomarkers for Human Health: From Nature to Artificial Senses, 20(Cbie):1502.
OpenAI (2021a). Chatgpt documentation. Disponível em https://platform.openai.com/docs/guides/embeddings. Acesso em: 13 de junho de 2023.
OpenAI (2021b). Chatgpt: Openai’s conversational language model. Disponível em https://openai.com/research/chatgpt. Acesso em: 13 de junho de 2023.
Papert, S. A. (2020). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Santos, J. R., Oliveira, J. F., Quarto, C. C., Junior, A. F. J., and Sá, E. J. (2022). Proposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso com base no sistema lesson. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1415–1424. SBC.
Selby, C. C. (2014). How can the teaching of programming be used to enhance computational thinking skills? PhD thesis, University of Southampton.
Wiggins, G. and Mctighe, J. (2019). Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Penso Editora, Porto Alegre, RS.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Xavier, E. A., Foss, L., da Costa Cavalheiro, S. A., and de Lima, L. F. C. (2022). Pensamento computacional integrado à àlgebra na bncc: proposta para os primeiros anos do ensino fundamental. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1379–1390. SBC.
Agbo, F. J., Yigzaw, S. T., Sanusi, I. T., Oyelere, S. S., and Mare, A. H. (2021). Examining theoretical and pedagogical foundations of computational thinking in the context of higher education. Proceedings Frontiers in Education Conference, FIE, 2021-Octob.
BRASIL (2022). Parecer cneceb 22022 normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (bncc). Diário Oficial da União.
Chowdhary, K. and Chowdhary, K. (2020). Natural language processing. Fundamentals of artificial intelligence, 1:603–649.
Da Silva, E. O. and Falcão, T. P. (2020). O pensamento computacional no ensino superior e seu impacto na aprendizagem de programação. Diário Oficial da União, pages 171–175.
Da Silva, I. S. F., Araújo Júnior, J. D., and Pontual Falcão, T. (2022). Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro. In Anais do Simpósio Brasileiro de Computação, pages 88–98. SBC.
Dasuki, S. and Quaye, A. (2016). Undergraduate students’ failure in programming courses in institutions of higher education in developing countries: A nigerian perspective. The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, 76(1):1–18.
Falcão, T. P. (2021). Computational thinking for all: What does it mean for teacher education in brazil? In Anais do Simpósio Brasileiro de Educaçã em Computação, pages 371–379. SBC.
Izeki, C. A., Nagai, W. A., and Seraphim, E. (2022). Os objetivos como elemento nuclear do currículo: concepções e práticas de docentes na disciplina de programação introdutória em uma universidade brasileira. Research, Society and Development, 11(6):e0111627947.
Kubota, E. K., Lima, A. C. d., Castro Junior, A. A. d., Santos, W. O. d., and Santos, Q. d. A. (2021). Um retrato do entendimento dos professores dos institutos federais sobre pensamento computacional. Anais.
Li, Y., Schoenfeld, A. H., diSessa, A. A., Graesser, A. C., Benson, L. C., English, L. D., and Duschl, R. A. (2020). On computational thinking and stem education.
Lodi, M. and Martini, S. (2021). Computational thinking, between papert and wing. Science & Education, 30(4):883–908.
Lyon, J. A. and J. Magana, A. (2020). Computational thinking in higher education: A review of the literature. Computer Applications in Engineering Education, 28(5):1174–1189.
Maleko, M., Hamilton, M., and D’Souza, D. (2012). Novices’ perceptions and experiences of a mobile social learning environment for learning of programming. In Proceedings of the 17th ACM annual conference on Innovation and technology in computer science education, pages 285–290.
Mikolov, T., Chen, K., Corrado, G., and Dean, J. (2013). Efficient estimation of word representations in vector space. arXiv preprint arXiv:1301.3781, 1:281–297.
Nogueira, T. B. B. P., Thesing, N. J., Epple, A., Montenegro, J. F. G. A., and Galli, N. V. (2022). O exercício do pensamento computacional com alunos de uma escola pública de ensino médio. Research, Society and Development, 11(8):e24611830736–e24611830736.
Oliveira, C. M. and Pereira, R. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Ciência da Computação. Volatile Biomarkers for Human Health: From Nature to Artificial Senses, 20(Cbie):1502.
OpenAI (2021a). Chatgpt documentation. Disponível em https://platform.openai.com/docs/guides/embeddings. Acesso em: 13 de junho de 2023.
OpenAI (2021b). Chatgpt: Openai’s conversational language model. Disponível em https://openai.com/research/chatgpt. Acesso em: 13 de junho de 2023.
Papert, S. A. (2020). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Santos, J. R., Oliveira, J. F., Quarto, C. C., Junior, A. F. J., and Sá, E. J. (2022). Proposta de um método de ensino do pensamento computacional para a educação básica: um estudo de caso com base no sistema lesson. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1415–1424. SBC.
Selby, C. C. (2014). How can the teaching of programming be used to enhance computational thinking skills? PhD thesis, University of Southampton.
Wiggins, G. and Mctighe, J. (2019). Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Penso Editora, Porto Alegre, RS.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Xavier, E. A., Foss, L., da Costa Cavalheiro, S. A., and de Lima, L. F. C. (2022). Pensamento computacional integrado à àlgebra na bncc: proposta para os primeiros anos do ensino fundamental. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1379–1390. SBC.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MELO, Nisston Moraes T. de; CAMPOS, Lívia Sampaio; ARAUJO, Eliane Cristina de.
Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1465-1476.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235256.