Análise da Adoção de Pensamento Computacional no Contexto Escolar Brasileiro: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Éder Jacques Porfírio Farias UVA / UFC
  • Paulo Roberto Lopes UVA
  • Windson Viana de Carvalho UFC
  • Emanuela Mesquita Porfírio UNINTA

Resumo


No contexto da educação brasileira, o Pensamento Computacional (PC) encontra-se em fase da definição de referenciais curriculares e de formas de adequação do seu ensino às diferentes realidades do país. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um mapeamento sistemático da literatura sobre estudos que relatam a adoção do Pensamento Computacional no contexto escolar, publicados na base da SBC, entre os períodos de 23 de agosto de 2017 a 23 de agosto de 2022. Foram analisadas as principais características dos estudos como, localidade, níveis de escolaridade, teorias pedagógicas, metodologias e ferramentas de aprendizagem. Este mapeamento selecionou 99 artigos para análise, com o objetivo de responder às questões de pesquisa. Como resultado, foi possível identificar um destaque para a região Nordeste na adoção do PC em escolas, além disso detectou-se uma preferência das pesquisas para o Ensino Fundamental, assim como para as ferramentas de programação visual e computação desplugada.

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Publicado
06/11/2023
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FARIAS, Éder Jacques Porfírio; LOPES, Paulo Roberto; CARVALHO, Windson Viana de; PORFÍRIO, Emanuela Mesquita. Análise da Adoção de Pensamento Computacional no Contexto Escolar Brasileiro: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1625-1636. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234369.