Mapeamento das Relações entre o Pensamento Computacional e os Componentes Curriculares da Educação Básica Brasileira
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade cuja importância tem sido reconhecida e consolidada mundialmente nas últimas décadas. No bojo da inserção da computação na educação básica, o PC já aparece na Base Nacional Comum Curricular, de maneira transversal às áreas do conhecimento. Isso representa um desafio para os professores, que precisam integrar o PC aos seus respectivos componentes curriculares, na sua prática docente. O mapeamento sistemático da literatura apresentado neste artigo provê um panorama de como essa integração tem sido realizada nas escolas brasileiras, nos diferentes componentes curriculares relacionando-os com tipos de abordagens, ferramentas e parcerias institucionais.Referências
Araújo, L., da Silveira, H. U. C., and Mattos, M. (2018). Ensino do pensamento computacional em escola pública por meio de uma plataforma lúdica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 589.
Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., and McKenzie, J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.
Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2017). Pensamento computacional nos ensinos fundamental e médio: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 123.
Cambraia, A. C. and Scaico, P. D. (2013). Os desafios da educaçao em computaçao no brasil: um relato de experiências com projetos pibid no sul e nordeste do paıs. Revista Espaço Acadêmico, 13(148):01–09.
de Araújo Kohler, L. P., Mattos, M. M., Lopes, M. C., Fronza, L., da Silveira, H. U. C., Fibrantz, G., da Rosa, V. L., and Son, L. H. L. (2021). Análise dos resultados de um estudo de caso aplicando pensamento computacional no ensino fundamental com foco na produção de algoritmos. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 106–115. SBC.
de França, R. and Tedesco, P. (2015). Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais. In Anais do XXIII Workshop Sobre Educação Em Computação, pages 61–70. SBC.
Domingues, I. (2005). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Editora UFMG.
dos Santos Silva, L. A. and Nunes, M. A. S. N. (2021). Mapeamento sistemático dos artigos do estado da arte sobre experimentos com pensamento computacional no ensino básico. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 976–988. SBC.
dos SB Ortiz, J. and Pereira, R. (2018). Um mapeamento sistemático sobre as iniciativas para promover o pensamento computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1093.
Grebogy, E. C., Santos, I., and Castilho, M. A. (2021). Mapeamento das iniciativas de promoção do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 965–975. SBC.
Guarda, G., dos Santos Gonçalves, C., and Cunha, L. R. R. (2019). Jogo corrida das frações? ludicidade e pensamento computacional. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 19–28.
Hemmendinger, D. (2010). A plea for modesty. Acm Inroads, 1(2):4–7.
Mannila, L., Dagiene, V., Demo, B., Grgurina, N., Mirolo, C., Rolandsson, L., and Settle, A. (2014). Computational thinking in k-9 education. In Proceedings of the working group reports of the 2014 on innovation & technology in computer science education conference, pages 1–29.
Nascimento, C., Santos, D. A., and Tanzi, A. (2018). Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 709.
Padua, Y. and Felipussi, S. (2019). Zerobot e emoti-sam: Avaliando aulas de matemática sob o contexto do pensamento computacional e robô programável. In Brazilian Sym posium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na EducaçãoSBIE), volume 30, page 119.
Souza, F., Leite, R., Brito, C. M., Villela, M., and Santos, C. Q. (2019). O desenvolvimento do pensamento computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 528.
Souza, O. (2019). Joglog-jogos de raciocínio lógico para alunos do ensino fundamental: Um estudo de caso utilizando gamificação e pensamento computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1022.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Yadav, A., Hong, H., and Stephenson, C. (2016). Computational thinking for all: Pedagogical approaches to embedding 21st century problem solving in k-12 classrooms. TechTrends, 60(6):565–568.
Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., and McKenzie, J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.
Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2017). Pensamento computacional nos ensinos fundamental e médio: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 123.
Cambraia, A. C. and Scaico, P. D. (2013). Os desafios da educaçao em computaçao no brasil: um relato de experiências com projetos pibid no sul e nordeste do paıs. Revista Espaço Acadêmico, 13(148):01–09.
de Araújo Kohler, L. P., Mattos, M. M., Lopes, M. C., Fronza, L., da Silveira, H. U. C., Fibrantz, G., da Rosa, V. L., and Son, L. H. L. (2021). Análise dos resultados de um estudo de caso aplicando pensamento computacional no ensino fundamental com foco na produção de algoritmos. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 106–115. SBC.
de França, R. and Tedesco, P. (2015). Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais. In Anais do XXIII Workshop Sobre Educação Em Computação, pages 61–70. SBC.
Domingues, I. (2005). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Editora UFMG.
dos Santos Silva, L. A. and Nunes, M. A. S. N. (2021). Mapeamento sistemático dos artigos do estado da arte sobre experimentos com pensamento computacional no ensino básico. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 976–988. SBC.
dos SB Ortiz, J. and Pereira, R. (2018). Um mapeamento sistemático sobre as iniciativas para promover o pensamento computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1093.
Grebogy, E. C., Santos, I., and Castilho, M. A. (2021). Mapeamento das iniciativas de promoção do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 965–975. SBC.
Guarda, G., dos Santos Gonçalves, C., and Cunha, L. R. R. (2019). Jogo corrida das frações? ludicidade e pensamento computacional. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 19–28.
Hemmendinger, D. (2010). A plea for modesty. Acm Inroads, 1(2):4–7.
Mannila, L., Dagiene, V., Demo, B., Grgurina, N., Mirolo, C., Rolandsson, L., and Settle, A. (2014). Computational thinking in k-9 education. In Proceedings of the working group reports of the 2014 on innovation & technology in computer science education conference, pages 1–29.
Nascimento, C., Santos, D. A., and Tanzi, A. (2018). Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 709.
Padua, Y. and Felipussi, S. (2019). Zerobot e emoti-sam: Avaliando aulas de matemática sob o contexto do pensamento computacional e robô programável. In Brazilian Sym posium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na EducaçãoSBIE), volume 30, page 119.
Souza, F., Leite, R., Brito, C. M., Villela, M., and Santos, C. Q. (2019). O desenvolvimento do pensamento computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 528.
Souza, O. (2019). Joglog-jogos de raciocínio lógico para alunos do ensino fundamental: Um estudo de caso utilizando gamificação e pensamento computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1022.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Yadav, A., Hong, H., and Stephenson, C. (2016). Computational thinking for all: Pedagogical approaches to embedding 21st century problem solving in k-12 classrooms. TechTrends, 60(6):565–568.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MORAIS, Barbara S.; FRANÇA, Rozelma; FALCÃO, Taciana Pontual.
Mapeamento das Relações entre o Pensamento Computacional e os Componentes Curriculares da Educação Básica Brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1649-1660.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234469.