Mapeamento das Relações entre o Pensamento Computacional e os Componentes Curriculares da Educação Básica Brasileira

  • Barbara S. Morais UFRPE
  • Rozelma França UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade cuja importância tem sido reconhecida e consolidada mundialmente nas últimas décadas. No bojo da inserção da computação na educação básica, o PC já aparece na Base Nacional Comum Curricular, de maneira transversal às áreas do conhecimento. Isso representa um desafio para os professores, que precisam integrar o PC aos seus respectivos componentes curriculares, na sua prática docente. O mapeamento sistemático da literatura apresentado neste artigo provê um panorama de como essa integração tem sido realizada nas escolas brasileiras, nos diferentes componentes curriculares relacionando-os com tipos de abordagens, ferramentas e parcerias institucionais.

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Publicado
06/11/2023
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MORAIS, Barbara S.; FRANÇA, Rozelma; FALCÃO, Taciana Pontual. Mapeamento das Relações entre o Pensamento Computacional e os Componentes Curriculares da Educação Básica Brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1649-1660. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234469.