Protagonismo Estudantil na Adaptação das Leis da Robótica de Asimov - Experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Ivana Franciele Evaristo Escola Municipal CEI do Expedicionário
  • Sílvia Amélia Bim UTFPR
  • Kelly Dayane Aguiar SME-Curitiba
  • Henrique J. Polato Gomes SME-Curitiba

Resumo


Este artigo descreve uma proposta pedagógica utilizada em aulas das Práticas de Ciência e Tecnologia com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental. A contextualização abordou temas como programação, algoritmos, além da importância do uso responsável da tecnologia. Em seguida, os estudantes realizaram pesquisas sobre as três Leis da Robótica, de Isaac Asimov, no intuito de compreenderem a importância de limitar os comportamentos dos robôs, evitando possíveis danos aos seres humanos e garantindo o bem-estar e a segurança das pessoas. Adaptações das leis foram apresentadas por cada estudante, de acordo com seus contextos de vida, refletindo demandas específicas de suas vivências e a importância do espaço de fala para os estudantes.

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Publicado
06/11/2023
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EVARISTO, Ivana Franciele; BIM, Sílvia Amélia; AGUIAR, Kelly Dayane; GOMES, Henrique J. Polato. Protagonismo Estudantil na Adaptação das Leis da Robótica de Asimov - Experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1685-1697. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234767.