Abordagem em Níveis para Avaliação e Melhoria de Processos de Software
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem para avaliação e melhoria de processos de software que trata a questão em três níveis: o nível dos projetos, o da organização, e um externo às organizações. No primeiro nível são feitas avaliações dos processos nos projetos em execução, identificando os pontos fracos dos processos em cada projeto. No segundo nível são utilizados os dados das avaliações de vários projetos da organização para uma análise dos principais problemas dos processos. No último nível são analisados os dados provenientes de várias organizações, com a identificação de padrões de problemas e sucessos, resultando em melhorias nos ativos de processos e nas ferramentas do ambiente.
Palavras-chave:
Abordagem em Níveis, Avaliação e Melhoria, Processos de Software
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Publicado
29/05/2006
Como Citar
CAMPOS, Fábio B.; ALBUQUERQUE, Adriano B.; ANDRADE, Jeann M.; SILVA FILHO, Reinaldo C.; ROCHA, Ana Regina C..
Abordagem em Níveis para Avaliação e Melhoria de Processos de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 5. , 2006, Vila Velha.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2006
.
p. 100-114.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2006.15603.