EduQNet: Um Modelo de Qualidade de Processo para Cursos a Distância Mediados pela Internet
Resumo
Este artigo propõe um modelo de qualidade de processo para a elaboração, operação, gerência e manutenção de cursos a distância que utilizem a Internet como elemento mediador. O modelo proposto toma como base a norma NBR ISO/IEC 12207 para fazer um mapeamento dos processos sugeridos a partir de indicadores de qualidade propostos por diversas instituições relacionadas com educação a distância.
Palavras-chave:
qualidade de processo, educação a distância, modelo de EAD, projeto de cursos a distância
Referências
BARKER, K., 1999, “Quality guidelines for technology assisted distance education”. FuturEd. www.furured.com.
BELLONI, M.L., 2001, “Educação a distância”. Editora Autores Associados. (Coleção educação contemporânea). 2a Edição. Campinas - SP.
CAMPOS, F.C.A., CAMPOS, G.H.B., 1997, “Design instrucional, novas tecnologias e desenvolvimento de software educacional”. In: VIII SBIE, pp.289-311.
CAMPOS, G.H.B., 1994, “Metodologia para avaliação da qualidade de software educacional. Diretrizes para desenvolvedores e usuários”. Tese de D.Sc. COPPE.
CAMPOS, F.C.A., 1999, “Informática Educativa: Características e Padrões para Projetos”. Tese de D.Sc. COPPE.
CAMPOS, F.C.A., ROCHA, A.R.C., CAMPOS, G.H.B., 1999, “Qualidade de Software Educacional: Padrões para Avaliação”. In: X SBIE, pp41-48.
EATON, J.S., 2002, “Maintaining the delicate balance: distance learning, higher education accreditation, and the politics of self-regulation”, ACE - American Council on Education, Washington, DC.
FIORINI, Soeli T., STAA, Arndt, BAPTISTA, Renan M., 1998, “Engenharia de software com CMM”. Rio de Janeiro: Brasport.
GLADCHEFF, A.P., SNACHES, R., SILVA, D.M., 2001, “Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elaborá-lo”. In: WQS – Workshop de Qualidade de Software, pp.100-113.
HOPE, A., 2001, “Quality Assurance”. In: GLEN, M. F. (Editor), “The changing faces of virtual education”, The Commonwealth of Learning Publisher, Vancouver - Canada, Chapter 7, pp.125-140.
ISO/IEC JTC1 SC36 http//jtcl.sc36.org.
NBR ISO/IEC 12207:1995, 1997, “Tecnologia da informação – processo de ciclo de vida de software”, ABNT.
KAWASAKI, E.I., CARVALHO, J., FERNANDES, C.T., 2001, “Uma proposta para aprofundar o aprendizado através da cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem”, In: XII SBIE, pp.161-167.
KOZAK, D.V., BORTOLOZZI, F., EBERSPÃCHER, F., ELEUTERIO, M.A., 1998, “Metodologia, gerenciamento e qualidade no desenvolvimento de aplicativos multimídia de treinamento”. In: IX SBIE, pp.380-392.
MASSI, W.F., 2001, “Applying business quality principles to academic audit: Hong Kong’s second-round TLQPR”, In: 6th Biennial Conference of the International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education, Bangalore – India, March 2001.
MEC/SED Ministério da Educação / Secretaria de Ensino a Distância, 2002, “Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância”, www.mec.gov.br.
MENEZES, C. S., CURY, D., TAVARE, O.L., CAMPOS, G.H.B., CASTRO, A.N., 2000, “An Architecture of an Environment for Cooperative Learning (AmCorA)”. ICECE - São Paulo, Brasil.
NEAAD, 2000, “Projeto de implantação do curso de licenciatura plena em educação básica séries iniciais – 1a a 4a séries”. NE@AD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância – UFES, Agosto.
NUNES, I.B., 1993, “Noções de educação a distância”. In: Revista Educação a Distância. Vols. 3, 4 e 5. Dezembro/1993 a Abril/1994. Brasília - INED.
OPE – Office of Postsecondary Education, 2002, “Accreditation in the U.S.”. www.ed.gov/offices/OPE.
PAIVA, D.M.B., NUNES, M.G.V., FORTES, R.P.M., 2001, “Qualidade de produto de software: Avaliação prática de um sistema de autoria hipermídia educacional”. In: WQS 2001, p114-122.
PHIPPS, R., MERISOTIS, J., 2000, “Quality on the line – benchmarks for success in Internet-based distance education”, IHEP, Washington, DC. www.ihep.com/quality.pdf.
PRETI, O., 1998, “Educação a distância e globalização”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, Janeiro/Abril, pp.19-30.
RIFÓN, L.A., NISTAL, M.L., IGLESIAS, M.J., 2001, “A component model for standardized web-based education”. In: ACM, p86-95.
ROCHA, A.R.C.R, MALDONADO, J.C., WEBER, K.C., 2001,“ Qualidade de software: teoria e prática”. São Paulo: Prentice Hall.
VIEIRA, E.A., ANGULO, E.U., OMAR, N., 2001, “Um modelo de apoio ao ensino em universidades particulares”. In: XII SBIE, pp.110-117.
WICHE - Western Interstate Commission for Higher Education, “Statement of the Regional Accrediting Commissions on the Evaluation of Electronically Offered Degree and Certificate Programs”, www.wiche.edu/telecom/resources/publications.
WICHE - Western Interstate Commission for Higher Education, “Guidelines for the Evaluation of Electronically Offered Degree and Certificate Programs”, www.wiche.edu/telecom/resources/publications.
BELLONI, M.L., 2001, “Educação a distância”. Editora Autores Associados. (Coleção educação contemporânea). 2a Edição. Campinas - SP.
CAMPOS, F.C.A., CAMPOS, G.H.B., 1997, “Design instrucional, novas tecnologias e desenvolvimento de software educacional”. In: VIII SBIE, pp.289-311.
CAMPOS, G.H.B., 1994, “Metodologia para avaliação da qualidade de software educacional. Diretrizes para desenvolvedores e usuários”. Tese de D.Sc. COPPE.
CAMPOS, F.C.A., 1999, “Informática Educativa: Características e Padrões para Projetos”. Tese de D.Sc. COPPE.
CAMPOS, F.C.A., ROCHA, A.R.C., CAMPOS, G.H.B., 1999, “Qualidade de Software Educacional: Padrões para Avaliação”. In: X SBIE, pp41-48.
EATON, J.S., 2002, “Maintaining the delicate balance: distance learning, higher education accreditation, and the politics of self-regulation”, ACE - American Council on Education, Washington, DC.
FIORINI, Soeli T., STAA, Arndt, BAPTISTA, Renan M., 1998, “Engenharia de software com CMM”. Rio de Janeiro: Brasport.
GLADCHEFF, A.P., SNACHES, R., SILVA, D.M., 2001, “Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elaborá-lo”. In: WQS – Workshop de Qualidade de Software, pp.100-113.
HOPE, A., 2001, “Quality Assurance”. In: GLEN, M. F. (Editor), “The changing faces of virtual education”, The Commonwealth of Learning Publisher, Vancouver - Canada, Chapter 7, pp.125-140.
ISO/IEC JTC1 SC36 http//jtcl.sc36.org.
NBR ISO/IEC 12207:1995, 1997, “Tecnologia da informação – processo de ciclo de vida de software”, ABNT.
KAWASAKI, E.I., CARVALHO, J., FERNANDES, C.T., 2001, “Uma proposta para aprofundar o aprendizado através da cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem”, In: XII SBIE, pp.161-167.
KOZAK, D.V., BORTOLOZZI, F., EBERSPÃCHER, F., ELEUTERIO, M.A., 1998, “Metodologia, gerenciamento e qualidade no desenvolvimento de aplicativos multimídia de treinamento”. In: IX SBIE, pp.380-392.
MASSI, W.F., 2001, “Applying business quality principles to academic audit: Hong Kong’s second-round TLQPR”, In: 6th Biennial Conference of the International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education, Bangalore – India, March 2001.
MEC/SED Ministério da Educação / Secretaria de Ensino a Distância, 2002, “Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância”, www.mec.gov.br.
MENEZES, C. S., CURY, D., TAVARE, O.L., CAMPOS, G.H.B., CASTRO, A.N., 2000, “An Architecture of an Environment for Cooperative Learning (AmCorA)”. ICECE - São Paulo, Brasil.
NEAAD, 2000, “Projeto de implantação do curso de licenciatura plena em educação básica séries iniciais – 1a a 4a séries”. NE@AD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância – UFES, Agosto.
NUNES, I.B., 1993, “Noções de educação a distância”. In: Revista Educação a Distância. Vols. 3, 4 e 5. Dezembro/1993 a Abril/1994. Brasília - INED.
OPE – Office of Postsecondary Education, 2002, “Accreditation in the U.S.”. www.ed.gov/offices/OPE.
PAIVA, D.M.B., NUNES, M.G.V., FORTES, R.P.M., 2001, “Qualidade de produto de software: Avaliação prática de um sistema de autoria hipermídia educacional”. In: WQS 2001, p114-122.
PHIPPS, R., MERISOTIS, J., 2000, “Quality on the line – benchmarks for success in Internet-based distance education”, IHEP, Washington, DC. www.ihep.com/quality.pdf.
PRETI, O., 1998, “Educação a distância e globalização”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, Janeiro/Abril, pp.19-30.
RIFÓN, L.A., NISTAL, M.L., IGLESIAS, M.J., 2001, “A component model for standardized web-based education”. In: ACM, p86-95.
ROCHA, A.R.C.R, MALDONADO, J.C., WEBER, K.C., 2001,“ Qualidade de software: teoria e prática”. São Paulo: Prentice Hall.
VIEIRA, E.A., ANGULO, E.U., OMAR, N., 2001, “Um modelo de apoio ao ensino em universidades particulares”. In: XII SBIE, pp.110-117.
WICHE - Western Interstate Commission for Higher Education, “Statement of the Regional Accrediting Commissions on the Evaluation of Electronically Offered Degree and Certificate Programs”, www.wiche.edu/telecom/resources/publications.
WICHE - Western Interstate Commission for Higher Education, “Guidelines for the Evaluation of Electronically Offered Degree and Certificate Programs”, www.wiche.edu/telecom/resources/publications.
Publicado
14/10/2002
Como Citar
RAPCHAN, Francisco J. C.; CURY, Davidson; MENEZES, Crediné; FALBO, Ricardo Almeida.
EduQNet: Um Modelo de Qualidade de Processo para Cursos a Distância Mediados pela Internet. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 1. , 2002, Gramado-RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2002
.
p. 2-16.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2002.16212.