Utilizando Redes Definidas por Software para Prover Justiça em Aplicações Interativas

  • Felipe A. F. da Silva UERJ
  • Rodrigo S. Couto UERJ
  • Marcelo G. Rubinstein

Resumo


Aplicações interativas e em tempo real, como jogos online, geralmente têm requisitos estritos de latência. Mais especificamente, podem necessitar que os usuários possuam valores similares de latência; caso contrário, pode haver injustiça entre eles. Este trabalho propõe uma aplicação para redes definidas por software que garante que as latências entre cada usuário e o servidor sejam as mais próximas possíveis. Essa aplicação consiste em resolver periodicamente um problema de otimização que leva em consideração a latência dos enlaces e calcula os caminhos dos fluxos na rede. A partir de experimentos realizados com emulação, nota-se que a aplicação de rede proposta consegue obter um nível de justiça maior do que o de uma rede tradicional.

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Publicado
10/05/2018
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SILVA, Felipe A. F. da; COUTO, Rodrigo S.; RUBINSTEIN, Marcelo G.. Utilizando Redes Definidas por Software para Prover Justiça em Aplicações Interativas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 43-56. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2018.2405.