Gerenciando Múltiplas Falhas Bizantinas em Redes Ópticas Roteadas por Algoritmos baseados em Otimização por Col õnia de Formigas

  • Aldo Ventura da Silva
  • Gustavo Sousa Pavani

Resumo


Algoritmos de roteamento baseados em Otimização por Colõnia de Formigas (ACO) são especialmente vulneráveis a falhas bizantinas, em que nós autenticados se comportam de maneira arbitrária e comprometem o roteamento da rede. Neste trabalho, analisamos o uso de extensões de rerroteamento crankback associados ao algoritmo ACO para gerenciar falhas bizantinas que afetam muitos nós de uma rede óptica comutada por comprimento de onda. Para os três tipos de falha bizantina avaliados, desorientação de formigas no caminho de ida, descarte de formigas no caminho de ida e descarte de formigas no caminho de volta, as simulações demonstram que o mecanismo de crankback torna a rede mais resiliente a falhas bizantinas, mitigando o impacto sobre probabilidade de bloqueio no estabelecimento de caminho ópticos.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Aldo Ventura da; PAVANI, Gustavo Sousa. Gerenciando Múltiplas Falhas Bizantinas em Redes Ópticas Roteadas por Algoritmos baseados em Otimização por Col õnia de Formigas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC) , 2018 Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.