Videoconferência na Internet: Uma Caracterização de Qualidade de Serviço em Cenários Adversos
Resumo
Com a intensificação no uso de plataformas de videoconferência nos últimos tempos, a qualidade do serviço provido tornou-se de extrema importância. A troca de dados, de áudio e vídeo, entre os participantes de uma videoconferência depende de uma série de mecanismos e protocolos, os quais precisam funcionar corretamente para que a comunicação não sofra degradações. Este estudo examina o comportamento de plataformas de videoconferência, baseadas em WebRTC, quando submetidas a restrições de largura de banda. Nesta iteração, realiza-se uma análise sobre as plataformas Elos e Google Meet, utilizando uma abordagem baseada em indicadores cross layer para monitoramento de qualidade de serviço de videoconferência. Os resultados obtidos indicam que as plataformas utilizam abordagens distintas para lidar com cenários de limitação em sua capacidade de rede. Ao aprofundar a compreensão dessas diferentes estratégias de adaptação, o presente trabalho fornece subsídio para o desenvolvimento de novas estratégias de adaptação de qualidade e para estudos voltados à avaliação de QoE em plataformas de videoconferência.Referências
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Publicado
20/05/2024
Como Citar
GROSSI, Arthur Böckmann; COSTA FILHO, Roberto Irajá Tavares da; GASPARY, Luciano Paschoal.
Videoconferência na Internet: Uma Caracterização de Qualidade de Serviço em Cenários Adversos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 42. , 2024, Niterói/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 700-713.
ISSN 2177-9384.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2024.1463.